Notícias

Veja como a Fundação Abrinq transformou a vida de Ederson

20/02/2024
Veja como a Fundação Abrinq transformou a vida de Ederson

Ederson, nascido em 1985, teve uma infância desafiadora em Franco da Rocha – SP. Criado na periferia, enfrentou dificuldades desde cedo. O seu pai, lutando contra o alcoolismo, e a sua mãe, uma dona de casa, enfrentaram inúmeras adversidades para sustentar a família. Entretanto, as sombras do álcool e das dificuldades financeiras pairavam sobre o lar de Ederson.

Durante a adolescência, ele acabou se envolvendo com o mundo das drogas com alguns amigos. Formaram uma turma na escola chamada "os meninos do boné virado", que também passou a ser um time de futebol. Infelizmente, ao longo do tempo, as consequências chegaram para todos e Ederson tornou-se o único sobrevivente do grupo.

Os desafios não pararam por aí. Por causa das situações que vivenciava com sua família e amigos, ele acabou ficando em situação de rua durante cerca de 7 anos, até que encontrou acolhimento na Organização Não Governamental Amar. Foi lá que teve o seu primeiro contato com a Fundação Abrinq, por meio de um projeto transformador em parceria com a ONG: o Projeto Empreendedor Juvenil e Microcrédito.

A iniciativa oferecia cursos de especialização profissional e oportunidades para experimentação em gestão de negócios. Ederson mergulhou de cabeça nessa oportunidade, dedicando sete meses intensos para aprender e se capacitar. Foi nesse período que ele teve contato com o Instituto Profissionalizante Paulista, onde sua jornada ganhou ainda mais impulso.

"Se eu não tivesse essa oportunidade, eu não sei se estaria vivo. Eu poderia estar preso ou seria apenas mais um dependente químico morando na rua. Mas foi esse abraço da Fundação Abrinq e da ONG Amar que mudou minha vida", afirma Ederson.

Com a formação, ele conseguiu um estágio em um restaurante e encontrou uma paixão: a culinária. O seu talento para a cozinha se destacou e ele agarrou a oportunidade de desenvolver as suas habilidades profissionais. Com dedicação, tempo e empenho, Ederson não só se tornou um chefe de cozinha, mas também encontrou estabilidade e propósito em sua vida.

Hoje, Ederson reside em Pindaí – BA, longe das sombras do passado. É um chefe de cozinha reconhecido e também um pai dedicado aos seus cinco filhos. Ele tem um projeto na região, chamado Responde aí, que distribui cestas básicas, roupas e remédios para famílias em situação de vulnerabilidade social, priorizando crianças e idosos.

“Eu quero retribuir para a sociedade a ajuda social que me proporcionaram no passado. Hoje eu me vejo na obrigação de devolver tudo que fizeram por mim. E por meio deste projeto, eu busco melhorias. Eu não quero que o jovem de hoje e o de amanhã passe pelo que eu passei”, relata.

A sua jornada inspiradora mostra como a resiliência, aliada a oportunidades transformadoras proporcionadas por organizações, pode mudar radicalmente o destino de uma pessoa. Ederson é a prova viva de que é possível superar as adversidades e construir um futuro promissor!

Considere fazer uma doação e transforme vidas como a de Ederson! Clique aqui para doar.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais