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Fundação Abrinq reúne especialistas e empresas para lançar estudo sobre ESG e impacto social

05/06/2025
Foto da publicação Agenda ESG e o Impacto Social das Empresas

Na última quarta-feira (4), a sede da Fundação Abrinq, em São Paulo – SP, foi palco de um importante encontro sobre responsabilidade social empresarial. Na ocasião, foi lançada a pesquisa Agenda ESG e o Impacto Social das Empresas, realizada pela organização entre agosto e novembro de 2024 com companhias de diferentes portes e setores.

O evento contou com a presença de convidados especiais, como Synésio Batista da Costa, presidente da Fundação Abrinq, que fez a abertura do encontro. Também participaram Victor Graça, superintendente da Fundação Abrinq; Victor Seravalli, da Seravalli Consulting e conselheiro da organização; Elizabeth Carvalhaes, conselheira e integrante do Comitê de ESG da Fundação Abrinq; e Nicole Hoedemaker, da Associação Paulista de Fundações.

Durante as falas, os participantes destacaram o papel crescente do ESG nas estratégias corporativas e reforçaram o protagonismo das empresas como agentes de transformação social. O lançamento foi acompanhado por representantes de instituições como Instituto Riopae, GIFE, Grant Thornton, Fiesp, Instituto Camargo Corrêa, IDIS, Sesi SP, PSM Company, Fundação Matias Machline, Nuno Fracht, Instituto BRK e Blue3 Investimentos.

Foto do evento de lançamento da publicação Agenda ESG e o Impacto Social das Empresas


“Cada vez mais, vemos companhias que integram o ESG como parte da sua estratégia de negócios, e que percebem como essas ações contribuem não apenas para a sociedade, mas também para o fortalecimento de suas marcas”, afirma Victor Graça.

Além de apresentar os principais dados do estudo, o encontro foi um espaço para troca de experiências e reflexões sobre como o setor empresarial pode ampliar seu impacto social de forma estruturada e sustentável.

Principais resultados da pesquisa

O levantamento revelou que 90,1% das empresas brasileiras conhecem o conceito de ESG e que 89% já desenvolvem ações sociais dentro dessa agenda. Além disso, 95,7% reconhecem que essas iniciativas fortalecem a imagem institucional. O desejo de contribuir com a sociedade (88,5%) e a crença na causa (80,8%) estão entre os principais motivadores para o engajamento das companhias.

A pesquisa também mostrou que todas as empresas participantes afirmam conhecer o conceito de ação social, sendo que 76,5% apoiam organizações da sociedade civil e 19,8% desenvolvem seus próprios projetos. Apenas 3,7% declararam não realizar ações sociais, todas por falta de recursos.

Foto do evento de lançamento da publicação Agenda ESG e o Impacto Social das Empresas


Entre os públicos mais beneficiados pelas ações das empresas estão crianças e adolescentes (90,4%), jovens (54,5%) e famílias e comunidades (50,6%). Os temas mais apoiados incluem Educação (71,2%), Meio Ambiente (55,8%) e Saúde (49,4%). A principal forma de apoio é a doação financeira direta (89,5%), seguida por doações de itens (50%), produtos próprios (26,6%) e ações de voluntariado (19,4%).

Outro destaque é que 96,9% das empresas afirmam confiar nas organizações da sociedade civil e 98,1% acreditam ter um papel ativo na transformação social. A pesquisa também identificou que 53,1% das empresas conhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, entre essas, 77,9% os utilizam para planejar suas ações sociais.

Clique aqui para saber todos os resultados da pesquisa na publicação Agenda ESG e o Impacto Social das Empresas.

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