Notícias

Boleto Fundação Abrinq: como fazer o cancelamento

26/06/2024
Boleto Fundação Abrinq: como fazer o cancelamento

Recebeu um boleto da Fundação Abrinq - ou Fundação A P D C Adolescente - no seu Débito Direto Autorizado (DDA) e não se lembra de ter autorizado ou de ter compartilhado os seus dados com a organização? Não se preocupe: continue lendo o texto a seguir para entender tudo sobre o que aconteceu e como fazer o cancelamento.

Por que recebi um boleto da Fundação Abrinq?

O boleto da Fundação Abrinq identificado pelo DDA, na verdade, se trata de um boleto proposta e faz parte de uma campanha de mala direta realizada pela organização há mais de 20 anos. O convite é enviado fisicamente, via correios, explicando a realidade das crianças e dos adolescentes que passam dificuldade no Brasil e pedindo que o destinatário se torne um doador.

A Fundação Abrinq não obtém nenhum dado pessoal de forma ilícita. As pessoas selecionadas para participarem da campanha de mala direta são pessoas que ou já foram doadoras da organização ou que já manifestaram interesse na causa em algum momento. Dessa maneira, são dados que foram voluntariamente compartilhados pelos próprios donos.

Por fim, a inclusão de dados pessoais em um boleto é uma obrigatoriedade estabelecida pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) desde 2018. Ainda que não seja a situação ideal, a entidade determina que todos os boletos, mesmo os facultativos como é o caso do boleto enviado pela Fundação Abrinq, precisam ser registrados, o que implica na inclusão das informações do destinatário no documento.

O que acontece se eu não pagar o boleto emitido pela Fundação Abrinq?

A princípio, nada. Como mencionado anteriormente, o boleto enviado trata-se apenas de uma proposta ou convite de doação para uma instituição de caridade. Dessa maneira, é uma cobrança facultativa, ou seja, o seu não pagamento não implica em nenhum problema de crédito, não afeta score e está isento de protestos, multas e juros.

Além disso, o boleto aparece no DDA, que não deve ser confundido com a função de débito automático de sua conta bancária. A diferença está no fato de que, para um pagamento ser efetuado no seu DDA, é necessário que o titular da conta dê o aceite e digite a senha. Dessa forma, é possível simplesmente ignorar o boleto, sendo o único impacto o de que a Fundação Abrinq não poderá contar com a respectiva doação para beneficiar as vidas das crianças e dos adolescentes no Brasil.

Os desafios da infância e adolescência no Brasil

A causa da infância e adolescência no Brasil é crucial, pois uma grande parte dessa população sofre sem ter as condições mínimas de um desenvolvimento pleno. Em números, são 1,8 milhão de crianças em situação de trabalho infantil*, 6,2 milhões com menos de 3 anos sem acesso a creches** e 32 mil óbitos de menores de 1 ano***, anualmente.

Desde 1990, a Fundação Abrinq atua como organização sem fins lucrativos e apartidária para mudar a realidade das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com esse objetivo, mobiliza a sociedade civil, articula com o poder público e desenvolve iniciativas sociais, tudo para garantir os direitos fundamentais estabelecidos para a infância e adolescência. No total, já foram mais de 9 milhões de vidas transformadas em todo o Brasil.

Faça parte desta história: doe agora!

Como cancelar o boleto da Fundação Abrinq?

A situação de muitas crianças e muitos adolescentes, como visto, ainda é bem complicada. Para que organizações como a Fundação Abrinq possam atuar com o objetivo de minimizar as dificuldades enfrentadas na infância e adolescência, a ajuda de doadores é fundamental. Ainda assim, caso não deseje contribuir e queira cancelar a notificação indevida que recebeu, preencha o formulário abaixo:

Integração
Captcha obrigatório
Obrigada! Você receberá um e-mail de confirmação em breve.

Como entrar em contato com a Fundação Abrinq caso constate alguma emissão de boleto?

Constatou a emissão de um boleto não autorizado e deseja falar com a Fundação Abrinq? Você pode entrar em contato com a instituição de segunda a sexta, das 09h às 18h, pelo número 0300 10 12345. Se preferir, fale com a organização pelo WhatsApp.

Quero falar pelo WhatsApp

Mas, afinal, como funciona o DDA?

O DDA é uma funcionalidade que permite a visualização de todos os boletos emitidos no seu CPF (no caso das empresas no CNPJ) no aplicativo do seu banco. É uma maneira de ajudar as pessoas a se organizarem financeiramente.

Ou seja, o banco identifica a cobrança pelo sistema do DDA e lança na conta cadastrada do cliente. No entanto, embora apareça a cobrança no aplicativo, ela não será realizada sem que haja autorização para isso, dando a liberdade para a pessoa escolher qual boleto deseja efetuar o pagamento imediato, agendar para uma data futura ou, no caso de um boleto proposta, simplesmente não pagar.

*Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), 2022

**Ministério da Educação (MEC)/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed), 2023

***Ministério da Saúde (MS)/Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS)/Coordenação-Geral de Informações e Análises Epidemiológicas (CGIAE)/Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Sistema Nacional de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), 2022

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais