Notícias

Veja como a Fundação Abrinq facilitou o desenvolvimento do Enzo, uma criança com deficiência

02/06/2023
Veja como a Fundação Abrinq facilitou o desenvolvimento do Enzo, uma criança com deficiência

Com o Programa Creche para Todas as Crianças, a Fundação Abrinq busca aumentar o acesso e assessorar a melhoria da qualidade do atendimento em unidades de educação infantil no Brasil. Para isso, a organização realizou, com o apoio da Fundação Salvador Arena, reformas nos espaços de dez creches na região Nordeste do país no ano passado.

Uma das unidades beneficiadas com a iniciativa foi a Associação Educacional e Cultural Estação Criança, de Salvador – BA, que atende o pequeno Enzo*, de 3 anos. O menino começou a frequentar a creche quando tinha apenas 2 anos de idade, mas, por causa de uma doença, tinha problemas para aproveitar tudo o que o local tinha a oferecer para a sua educação.

“Como ele tem uma doença chamada mielomeningocele, tem pouca sensibilidade da cintura para baixo. Eu ficava preocupada porque ele poderia machucar o pezinho e não sentir”, explica Leila, mãe de Enzo. Ela conta que até pouco tempo atrás, o parquinho da associação era de cimento, o que trazia riscos para o garoto.

Já Ana Paula, gestora da creche, relata que o menino também precisava usar um aparelho nas pernas e uma bota especial nos pés. “Antes da reforma da Fundação Abrinq, nós não tínhamos um piso adequado para que ele pudesse brincar e se desenvolver. Ele não era beneficiado e ficava mais na salinha ou no colo das professoras auxiliares”, afirma.

Com as obras proporcionadas pelo edital da Fundação Abrinq a situação mudou. “Depois da reforma, em que colocamos grama sintética, piso no chão e brinquedos adequados para as crianças, Enzo já se desenvolveu bastante e começou a fazer aulas de caratê, por exemplo”, conta Ana Paula.

Veja como a Fundação Abrinq facilitou o desenvolvimento do Enzo, uma criança com deficiência


“O desenvolvimento dele está perfeito: os médicos que o acompanham dizem que as mudanças feitas pela Fundação Abrinq na creche contribuíram muito para que ele começasse a dar os primeiros passinhos”, relata a gestora. De acordo com ela, Enzo já nem precisa mais do aparelho para andar, apenas das botas especiais.

Por outro lado, Leila explica que as reformas na creche tornaram a própria vida mais confortável também, pois não fica mais se preocupando que o filho possa se machucar seriamente quando ela não está por perto. “Eu agradeço a Fundação Abrinq por proporcionar essa melhoria, tanto na vida do meu filho como na de outras crianças da creche”, finaliza.

Todos os anos, a Fundação Abrinq ajuda milhares de crianças como o Enzo a terem uma infância melhor. Faça uma doação e participe deste movimento!

*Nome fictício para proteger a identidade da criança.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais