Nos últimos tempos, com cada vez mais crianças e adolescentes tendo acesso a smartphones e outras tecnologias, um debate importante tem se iniciado: quais são os impactos do uso destes aparelhos no desenvolvimento pleno das pessoas? A discussão se acirra quando é levada para o contexto da escola. Será que o celular em sala de aula pode estar prejudicando o aprendizado dos alunos?
A questão já tem chamado a atenção do poder público de vários países ao redor do mundo, que tomaram medidas para proibir o uso de celulares durante as aulas. O Brasil é um deles, com alguns lugares, como o estado de São Paulo, tendo restringido o acesso, e outros, como o Rio de Janeiro – RJ, proibido totalmente.
As ações vêm ao encontro do Relatório Global de Monitoramento da Educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que, a partir de dados divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), constatou que existe uma relação negativa entre os celulares e o aprendizado nas escolas.
Os prejuízos do celular em sala de aula
O pior desempenho verificado por aqueles estudantes que fazem uso mais intenso do celular pode ser explicado por uma série de fatores. Primeiramente, os aparelhos são uma grande fonte de distração, principalmente para crianças e adolescentes, que estão em processo de desenvolvimento: com tantos estímulos e um mundo inteiro a um palmo de distância, pode ser muito desafiador para eles manterem o foco na explicação do professor.
Além disso, a presença em ambientes virtuais faz com que cada vez mais o cyberbullying – isto é, comportamentos agressivos, vexatórios ou intimidadores, pela internet – seja uma possibilidade real. A prática é grave pois afeta negativamente a auto estima da vítima e faz com que o estudante não tenha vontade de ir à escola.
No geral, a exposição de crianças e adolescentes à internet os deixa também vulneráveis a pessoas mal-intencionadas, que podem se aproveitar da condição de desenvolvimento deles para praticar crimes. Em qualquer dos casos mencionados até aqui, as consequências podem ser muito sérias, como o aparecimento de transtornos mentais, depressão, ansiedade, etc.
Pode haver benefícios?
Apesar dos prejuízos que o celular pode causar no aprendizado dos alunos quando usado em sala de aula, o debate também contempla os potenciais benefícios que a tecnologia tem para proporcionar. Afinal, com os smartphones, as crianças e os adolescentes têm acesso a uma grande variedade de conteúdos informativos e ferramentas educacionais.
Aqui, o ponto principal é que a escola tenha o controle e saiba aproveitar as diversas aplicabilidades do aparelho em sala de aula, criando um ambiente confortável para os alunos e propício para a disseminação de conhecimento. É apenas dessa forma que o celular pode deixar de ser vilão, puxando para baixo os índices de Educação, e se tornar aliado, alavancando-os.