Notícias

Citrosuco aborda a violência sexual infantil em programa de aprendizagem

18/05/2021
Citrosuco aborda a violência sexual infantil em programa de aprendizagem

A Citrosuco promoveu no início do mês, em parceria com a Fundação Abrinq, um webinar sobre o “18 de Maio - Dia de Combate à Exploração Sexual Infantil”, que reuniu os adolescentes participantes do Projeto Pescar, um dos programas de aprendizagem da empresa.

A iniciativa abre as atividades que serão desenvolvidas ao logo do mês de maio em torno do tema, com o objetivo de conscientizar os jovens e adolescentes sobre os tipos e os sinais de abuso e violência sexual e os caminhos da denúncia e busca pela rede de apoio.

O webinar foi conduzido pela equipe técnica da Fundação Abrinq, do Programa de Combate à Violência e ao Trabalho Infantil. No evento, foram abordados assuntos, como: o relacionamento entre os adolescentes, questões de gênero, sexualidade e respeito ao próximo e ao próprio corpo, de uma forma simples e direta, por meio de vídeos e músicas especialmente selecionadas para a ocasião.

Citrosuco – 18 anos investindo na Aprendizagem

A Citrosuco é Empresa Amiga da Criança, há 12 anos atuando também na prevenção e no combate à exploração da mão de obra infantil.

Para a especialista em responsabilidade social da Citrosuco, Margareth Ribeiro, “combater o trabalho infantil, a violência e a exploração infantil reforça a forma de fazer negócios e reafirma o compromisso da empresa junto aos territórios onde há operações. Associar o Selo Empresa Amiga da Criança à marca é motivo de muito orgulho porque entendemos que, como nós, a Fundação Abrinq direciona o investimento social para causas importantes e urgentes. Proteger as crianças e adolescentes é responsabilidade de todos nós”.

O Projeto Pescar é um dos programas de aprendizagem da Citrosuco realizado há 18 anos. Através da parceria com a Fundação Pescar, a empresa mantém e desenvolve 3 unidades, nas cidades de Catanduva, Iaras e Matão, no estado de São Paulo. Trata-se de um programa socioprofissionalizante que atende atualmente 65 adolescentes em situação de vulnerabilidade, com idade entre 16 a 19 anos e que buscam uma oportunidade de formação. Através de atividades teóricas e práticas, eles aprendem conteúdos relacionados tanto ao desenvolvimento pessoal quanto ao profissional. Ao longo desses anos, mais de 900 jovens já tiveram as suas vidas transformadas.

Combate à Violência Sexual e ao Trabalho Infantil

O Programa de Combate à Violência e ao Trabalho Infantil atua na prevenção e no enfrentamento às diversas formas de violência e ao trabalho infantil. No Programa são desenvolvidas estratégias de formação de profissionais da assistência social, educação e conselhos tutelares; articulação de leis e políticas públicas que possam contribuir na prevenção e enfrentamento às diversas formas de violência e trabalho infantil.

Dentre as ações desenvolvidas pelo programa, destacam-se as campanhas locais e nacionais de sensibilização social, os problemas e desafios da sociedade no combate às respectivas violações de direito, como a Campanha Pode Ser Abuso. A campanha, lançada neste mês pelo quarto ano consecutivo, tem o objetivo de mobilizar as empresas e a população para o tema e as suas consequências.

Entre em contato com a Fundação Abrinq e saiba como se tornar uma Empresa Amiga da Criança.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais