Notícias

Magia e novas experiências: crianças de coletivo apoiado pela Fundação Abrinq acompanham espetáculo teatral

15/05/2023
Magia e novas experiências: crianças de coletivo apoiado pela Fundação Abrinq acompanham espetáculo teatral

No dia 30 de abril, um grupo de 13 crianças, com idade entre 6 e 12 anos, beneficiadas pelo Coletivo Espaço Cultural Becos e Vielas, localizado em Taboão da Serra – SP, teve uma experiência única: puderam ir ao teatro para assistir à peça João e Maria. Foi uma oportunidade de proporcionar o acesso à cultura e ao lazer, o que pode contribuir para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças, estimulando sua imaginação e criatividade.

A peça, baseada no conto dos irmãos Grimm, contou a história de dois irmãos que se perdem na floresta e acabam encontrando uma casa feita de doces. Por meio de uma linguagem lúdica e envolvente, o espetáculo aborda temas como a importância da união entre irmãos, a coragem diante dos desafios e a empatia pelos outros.

Os convites foram fornecidos por um voluntário do coletivo que entrou em contato com uma assistente social para atender o grupo. A Fundação Abrinq contratou uma van exclusivamente para realizar o transporte das crianças até o auditório do Estúdio de Treinamento Artístico, localizado no bairro da Bela Vista, em São Paulo. O apoio à ação faz parte do assessoramento técnico que os coletivos conveniados ao Projeto Coletivos recebem mensalmente.

De acordo com Claudiana da Silva Pinto, uma das responsáveis pela organização do coletivo, “a imaginação das crianças foi muito estimulada e isso foi bem legal. Falaram da bruxa, do que ela fez e sobre como foi errado. Elas conversaram muito sobre o fato de poderem sair da comunidade, foi um motivo de alegria para elas. Além disso, no sábado seguinte ao evento, realizamos uma roda de conversas entre as crianças para entender como foi a ação”.

Espaço Cultural Becos e Vielas
Crianças atendidas pelo Espaço Cultural Becos e Vielas assistem à peça João e Maria. 

Projeto Coletivos

Por meio do Projeto Coletivos, a Fundação Abrinq busca obter uma rica troca com coletivos periféricos atuantes na causa da defesa dos direitos e da cidadania de crianças e adolescentes, contribuindo para que eles potencializem o impacto que almejam alcançar e, em retorno, auxiliem a instituição a ampliar a sua atuação com novos conhecimentos e práticas.

Os coletivos que fazem parte do projeto recebem repasses financeiros mensais para impulsionar as atividades que já realizam, assim como participam de ações voltadas ao assessoramento técnico, desenhadas de acordo com suas necessidades e especificidades. Além disso, os coletivos são contemplados com momentos de troca de experiências e contato entre si.

Edital aberto para a seleção de novos coletivos

A Fundação Abrinq está com um novo edital aberto para a seleção de 25 novos coletivos, localizados em regiões metropolitanas de capitais de todo o Brasil, para receber apoio técnico e financeiro por, no mínimo, 18 meses.

Para saber quais são os critérios de seleção e quem pode participar, clique aqui.

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais