Notícias

Entenda a importância do Comitê Técnico no Prêmio Criança 2020

23/10/2020
Entenda a importância do Comitê Técnico no Prêmio Criança 2020

Criado em 1989, o Prêmio Criança é um programa desenvolvido pela Fundação Abrinq, com o objetivo de reconhecer e dar voz a projetos de outras organizações da sociedade civil (OSCs), que contribuam para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes. Este ano, o prêmio reconhecerá iniciativas sociais que atuam em benefício da saúde mental de crianças e adolescentes, e contará com o apoio de um comitê técnico responsável pela análise e seleção das iniciativas vencedoras. 

Composto por diferentes profissionais da saúde como pediatras, psicólogos e especialistas em saúde mental, a equipe proporcionará um olhar mais diversificado, justo e transparente para a avaliação dos projetos finalistas, sugerindo o aprimoramento deles. De forma solidária e voluntária, visando a melhoria e a compreensão dos projetos, os membros da equipe multidisciplinar fizeram um acompanhamento detalhado das iniciativas e discutiram sobre cada uma delas em reuniões. Além do prêmio, o comitê também apontou possíveis alterações e aperfeiçoamentos para cada um dos projetos vencedores.

“O que discutimos nas reuniões podem ser pontos extremamente importantes de recomendação aos próximos passos para que façam um trabalho efetivo. Acredito que as recomendações podem ajudá-los a apresentarem novamente, no futuro, uma nova proposta baseada em experiências. Cabe a nós não só selecionarmos as iniciativas vencedoras, mas também passarmos informações que possam orientá-las”, afirma Ana Luiza Colagrossi, membro do comitê.

Conheça a seguir os integrantes do comitê:

Adriana Fóz

Mestre em Ciências pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em Neuropsicologia e Psicopedagogia e bacharel em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Adriana é pesquisadora em Neurociência Cognitiva e Educacional, terapeuta de jovens e adultos, palestrante, escritora e professora convidada em universidades como a USP, Unifesp, entre outras.

Ana Luiza Colagrossi

Doutoranda em Ciências Médicas pelo Instituto D’OR de Pesquisa e Ensino, mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade de Nova York (NYU), pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Conchas (Facon) e bacharel em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Jefferson Drezett Ferreira

Doutor em Ciências da Saúde pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e em Medicina pelo programa de pós-graduação do Centro de Referência da Saúde da Mulher. Professor do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), da disciplina de Saúde Sexual, Reprodutiva e Genética Populacional da FMABC, editor do periódico Human Reproduction Archives, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), membro do conselho consultivo do Consórcio Latinoamericano Contra o Aborto Inseguro e do Comitê Nacional de Famílias Plurais da SBRH e vice coordenador do Grupo de Estudos sobre o Aborto (GEA).

Karen Scavacini

Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Saúde Pública, com foco na área de Prevenção ao Suicídio e Promoção de Saúde Mental, pelo Instituto Karolinska, da Suécia, especialista em Gestalt Terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Paulistano. Karen tem experiência na área da Medicina, com ênfase em Prevenção ao Suicídio e Promoção da Saúde Mental, realiza cursos e palestras e coordena grupos de pesquisas científicas sobre prevenção e posvenção do suicídio.

Sandra Regina de Souza

Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, pediatra, com ampliação pela Antroposofia, aconselhadora biográfica e médica pedagoga. Trabalha, há 28 anos, com aleitamento materno e humanização do parto e do nascimento. 

“Agradecemos imensamente o apoio e a dedicação dos profissionais que, de forma voluntária, acreditaram e se engajaram com o Prêmio Criança deste ano. Com certeza a participação do comitê tem uma significativa contribuição para a qualidade e execução do Prêmio Criança 2020”, declara Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq. 

Os projetos finalistas e vencedores serão divulgados durante uma transmissão online, no YouTube e Facebook da Fundação Abrinq, dia 27 de outubro, às 15h. 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais