Notícias

O que pode ser feito contra a desnutrição infantil?

29/08/2023
O que pode ser feito contra a desnutrição infantil?

Enquanto o mundo testemunha avanços em várias áreas, a desnutrição infantil continua a ser um problema crítico que afeta milhões de crianças em todo o mundo. No entanto, há esperança à medida que iniciativas de conscientização e programas de promoção da alimentação de qualidade ganham terreno na luta contra este desafio.

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 149 milhões de crianças menores de cinco anos sofrem de desnutrição crônica, prejudicando seu crescimento físico e desenvolvimento cognitivo. Os fatores que contribuem para este problema incluem acesso limitado a alimentos nutritivos, práticas alimentares inadequadas e falta de conhecimento sobre uma dieta equilibrada.

Felizmente, em muitas partes do mundo e aqui no Brasil, organizações não-governamentais como a Fundação Abrinq, governos e entidades da sociedade civil estão se unindo para enfrentar a desnutrição infantil. Programas educacionais e de conscientização estão sendo implementados para orientar os pais e cuidadores sobre a importância da alimentação adequada. Estas iniciativas destacam a necessidade de incluir uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais na dieta diária das crianças.

Além disso, escolas e instituições educacionais desempenham um papel crucial na promoção de uma alimentação saudável. Introduzir refeições balanceadas nos cardápios escolares e educar as crianças sobre a importância dos alimentos nutritivos ajuda a estabelecer hábitos alimentares positivos desde cedo. 

No entanto, o desafio persiste e exige a colaboração de diversos setores da sociedade. É fundamental que governos, organizações da sociedade civil, setor privado e comunidades trabalhem em conjunto para desenvolver soluções sustentáveis e eficazes. A promoção de hortas comunitárias, acesso a água potável e educação nutricional são algumas das formas pelas quais as comunidades podem contribuir para enfrentar o problema.

Fundação Abrinq contra a desnutrição infantil

Há anos, o combate à desnutrição de crianças e adolescentes está no radar da Fundação Abrinq. Desde sua criação, inúmeros projetos foram criados para enfrentar esta realidade e milhares de pessoas foram beneficiadas por meio das ações da organização. 

Em 2023, a Fundação Abrinq deu início às atividades do Projeto Nutrição, que atua para contribuir com a melhoria da saúde, nutrição e promoção da segurança alimentar e nutricional em crianças de 0 a 10 anos de idade. Recentemente foram realizadas algumas formações com profissionais da Bahia para que as escolas do município de Itiúba possam fornecer uma alimentação de qualidade para os alunos. Clique nos links abaixo e saiba mais sobre as atividades do projeto:

Fundação Abrinq realiza formações e concurso de receitas com merendeiras na Bahia, beneficiando crianças e adolescentes de escolas na região

Fundação Abrinq atua no Nordeste para promover a segurança alimentar das crianças

 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais