Notícias

Qual a importância da língua portuguesa para o desenvolvimento de crianças e adolescentes?

05/05/2023
Qual a importância da língua portuguesa para o desenvolvimento de crianças e adolescentes?

O dia 5 de maio é conhecido como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma data que celebra a importância e a diversidade do idioma falado no Brasil, somando mais de 260 milhões de pessoas que o utilizam em todo o mundo. Trata-se de uma das línguas mais importantes do mundo, sendo oficial em nove países e é utilizada como língua secundária em muitos outros.

Também é uma oportunidade para a realização de uma reflexão sobre a importância da alfabetização no Brasil. O país, por conta de seu extenso território e desigualdade social elevada, registra diferentes índices de analfabetismo de acordo com cada região. No entanto, de modo geral, segundo os últimos dados disponíveis no Observatório da Criança e do Adolescente, 6,7% da população com 15 anos ou mais de idade não é alfabetizada.

O analfabetismo ainda é um problema significativo, especialmente em regiões mais carentes e em áreas rurais. As habilidades de ler e escrever são fundamentais para o desenvolvimento individual e social de crianças e adolescentes, assim como principais responsáveis para o surgimento de oportunidades futuras, pois limita o acesso à informação e também restringe as possibilidades no mercado de trabalho.

Por isso, o Dia Mundial da Língua Portuguesa deve ser celebrado por toda a riqueza e cultura que o idioma já produziu, mas também serve de lembrete sobre a importância dos investimentos em Educação na busca por um desenvolvimento pleno e sustentável da sociedade brasileira. Um passo para contribuir com este processo é investir em políticas públicas de Educação que promovam a alfabetização e o desenvolvimento da língua portuguesa. Isso inclui a formação de professores qualificados, a disponibilização de materiais didáticos adequados, o acesso à tecnologia e a promoção da leitura e da escrita desde a infância.

Por entender a importância da Educação e como ela pode transformar futuros de crianças, adolescentes e suas famílias, a Fundação Abrinq atua com diferentes projetos. Dentre eles, o Projeto Construindo Futuros, que realizou uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, com adolescentes de 14 e 15 anos.

Adolescentes e a língua portuguesa – uma visita à pluralidade de ideias e culturas

O Projeto Construindo Futuros estimula o desenvolvimento de projetos de vida dos adolescentes, entre 14 e 15 anos, que frequentam o ensino fundamental. Por meio deste projeto, a Fundação Abrinq favorece o planejamento, engajamento e preparo dos profissionais de Educação para trabalharem com a competência do desenvolvimento de projetos de vida, assim como promove o estímulo do processo de autoconhecimento dos adolescentes e aprendizado de diferentes saberes, com reconhecimento das áreas de interesse e identificação de objetivos para o desenho de projetos de vida.

Como parte de sua atuação, o projeto levou 80 estudantes, de duas escolas localizadas em São Paulo, para visitas ao Museu da Língua Portuguesa. Mediadas por educadores do espaço, a interação contou com rodas de conversa e incentivo à curiosidade dos grupos.

Nestas oportunidades, os adolescentes puderam conhecer a história da língua portuguesa, diferentes idiomas ao redor do mundo e suas conexões, assim como puderam conhecer mais sobre seu próprio idioma por meio de atividades lúdicas, como jogos de memória e de identificação.

A atividade também propôs experiências audiovisuais que colocaram em evidência as variedades e particularidades do português brasileiro, de acordo com as regiões e culturas. De modo geral, os estudantes puderam refletir sobre a utilização do idioma, desde seu próprio nascimento, passando por suas primeiras palavras até os dias atuais.

Além do Projeto Construindo Futuros, a Fundação Abrinq também promove a Educação por meio de outras iniciativas, como o Programa Creche para Todas as Crianças, o Projeto A Árvore, o Projeto Alfabetiza, o Projeto Mudando a História e o Projeto Ler e Crescer. Clique aqui para saber mais sobre cada uma delas.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais