O dia 7 de abril marca o Dia Mundial da Saúde, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover reflexões sobre a importância do bem-estar físico, mental e social em todas as fases da vida. A Fundação Abrinq aproveita a data para lembrar que cuidar da saúde das crianças e dos adolescentes é investir no futuro de toda a sociedade.
No Brasil, muitas meninas e muitos meninos enfrentam barreiras que limitam o acesso a serviços essenciais de Saúde. A falta de atendimento odontológico, a dificuldade de encontrar suporte psicológico gratuito e a ausência de ações preventivas em comunidades vulneráveis são apenas alguns dos desafios que ainda comprometem o desenvolvimento saudável da infância e adolescência em diversas regiões do país.
É nesse contexto que a Fundação Abrinq atua por meio do Programa Adotei um Sorriso, uma iniciativa que conecta profissionais voluntários das áreas de odontologia e psicologia a organizações da sociedade civil parceiras da instituição, possibilitando o atendimento gratuito de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Cuidar da saúde é um ato de proteção e transformação
Apenas em 2024, o Programa Adotei um Sorriso beneficiou mais de 18,3 mil crianças e adolescentes, contribuindo significativamente para a melhoria da saúde bucal e do bem-estar emocional deles. O diferencial da iniciativa está na dedicação voluntária de profissionais que acreditam no poder transformador desse cuidado.
Dentistas e psicólogos que aderem ao programa se comprometem a atender crianças e adolescentes em seus próprios consultórios ou a realizar ações de caráter educativo e preventivo diretamente nos espaços de organizações da sociedade civil.
Por que ser voluntário na área da Saúde?
O voluntariado em saúde infantil é uma forma de promover o direito à Saúde, garantir dignidade e transformar vidas. Crianças e adolescentes atendidos pelo programa, muitas vezes, estão vivenciando situações que afetam diretamente sua autoestima, bem-estar emocional e qualidade de vida.
Na prática, a atuação voluntária é importante por diversos motivos. Em primeiro lugar, ela promove equidade. Também previne danos futuros, uma vez que o cuidado com a saúde bucal e o acompanhamento emocional reduzem significativamente os riscos de doenças, dificuldades de aprendizagem e até evasão escolar. Além disso, o voluntariado fortalece as redes de proteção, pois insere o profissional em um ecossistema de organizações sociais comprometidas com o cuidado integral da infância e adolescência. Por fim, essa atuação valoriza a prática profissional com propósito, permitindo que dentistas e psicólogos coloquem em prática os princípios éticos de suas profissões, atuando de forma comprometida com o bem-estar coletivo e a transformação social.
Novos voluntários: mais sorrisos e saúde mental em dia
Neste mês em que o mundo volta seus olhos para a Saúde como um direito universal, a Fundação Abrinq aproveita para incentivar a adesão de novos voluntários ao Programa Adotei um Sorriso, ampliando a sua rede de atuação em 21 municípios espalhados por 10 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Atualmente, o programa aceita novos voluntários nas seguintes localidades:
Bahia
Salvador
Ceará
Fortaleza
Distrito Federal
Brasília
Minas Gerais
Belo Horizonte
Pernambuco
Paulista e Recife
Paraná
Curitiba
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Caxias do Sul e Jandaia do Sul
São Paulo
Araraquara, Campinas, Diadema, Embu-Guaçu, Guarulhos, Itu, Santo André, Santos, São Miguel Arcanjo, São Paulo, Sertãozinho e Tupã
Profissionais dessas localidades que desejam fazer parte da transformação podem se inscrever no programa por meio de um cadastro online, disponível clicando aqui. Após o preenchimento dos dados, a equipe da Fundação Abrinq realiza o contato e orienta sobre os próximos passos para início da atuação voluntária.