
Celebrado hoje, 23 de abril, o Dia Mundial do Livro reforça a importância da leitura como instrumento de desenvolvimento, imaginação, aprendizado e construção de conhecimento. Para crianças e adolescentes, especialmente, o acesso a livros é essencial para estimular o gosto pela leitura desde cedo, apoiar o processo de alfabetização e ampliar horizontes.
No entanto, a realidade brasileira ainda é marcada pela desigualdade no acesso a materiais de leitura. Muitas crianças e muitos adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social não têm livros em casa ou em seus ambientes comunitários, o que limita significativamente seu contato com a leitura.

Doações para transformar realidades
Com o compromisso de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes em todo o Brasil, a Fundação Abrinq realizou recentemente doações de cerca de 1,8 mil livros voltados a diferentes públicos e projetos, com o objetivo de ampliar o acesso à leitura em territórios marcados pela escassez de recursos.
A ação beneficiou três iniciativas da Fundação Abrinq, cada uma com foco específico, mas todas com um mesmo propósito: transformar histórias por meio da leitura. Confira abaixo:
Projeto Coletivos
Os livros foram doados para ajudar na criação de bibliotecas comunitárias em diversas partes do país. As doações ocorreram por meio do Projeto Coletivos, com apoio do Projeto Mudando a História, e totalizaram 305 livros.
Saiba mais sobre o Projeto Coletivos aqui.
Projeto Alfabetiza
Os exemplares doados irão apoiar o processo de alfabetização das crianças atendidas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Ao todo, 1.230 livros foram doados.
Saiba mais sobre o Projeto Alfabetiza aqui.
Projeto Mudando a História
Neste caso, os livros serão utilizados nas atividades de mediação de leitura realizadas com as crianças e os adolescentes participantes, promovendo momentos de escuta, imaginação e vínculo. Foram 260 livros doados no total.
Saiba mais sobre o Projeto Mudando a História aqui.
As doações fazem parte do esforço contínuo da Fundação Abrinq em garantir que mais crianças e adolescentes tenham acesso ao conhecimento, à cultura e a oportunidades que favoreçam seu desenvolvimento integral.

5 livros para incentivar a leitura de crianças e adolescentes
Para celebrar o Dia Mundial do Livro, a Fundação Abrinq também preparou uma lista com cinco sugestões de leitura para crianças e adolescentes. Confira e clique no link para assistir um vídeo curto sobre cada um: