Notícias

Eletrobras Furnas e Fundação Abrinq realizam evento sobre a Rede de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente

06/11/2023
Eletrobras Furnas e Fundação Abrinq realizam evento sobre a Rede de Proteção aos Drireitos da Criança e do Adolescente

No dia 27 de outubro, a Eletrobras Furnas promoveu um evento online, com a participação da Fundação Abrinq, para falar sobre a importância da Rede de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente. Na ocasião, Michelly Antunes, líder do Programa Nossas Crianças, prestou orientações técnicas a profissionais, estudantes e professores sobre como fortalecer redes de proteção à crianças e adolescentes.

A atividade foi parte do Programa de Articulação Institucional da empresa, desenvolvido no âmbito do Plano Básico Ambiental da Usina Hidrelétrica Luiz Carlos Barreto de Carvalho, de propriedade da Eletrobras Furnas. Trata-se de uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento de municípios localizados ao redor da usina: Ibiraci, Claraval e Sacramento, em Minas Gerais, e Pedregulho, em São Paulo.

A Eletrobras Furnas é uma Empresa Amiga da Criança desde 2017. As empresas participantes do programa contam com um assessoramento técnico que aborda temáticas como ESG, ODS, monitoramento da cadeia produtiva, aprendizagem, voluntariado corporativo, investimento social privado, entre outros assuntos que agregarão positivamente as ações sociais e políticas internas da empresa, estando alinhadas às melhores práticas do mercado.

É importante que os esforços para a proteção das crianças e adolescentes sejam feitos por diversos atores locais – das áreas de saúde, educação, assistência social e outras – mas de forma articulada, com uma mesma orientação, que é a proteção integral. Esse foi o nosso objetivo ao organizar o evento. Ainda que o foco estivesse nos municípios do entorno da usina de Luiz Carlos Barreto, a reunião foi aberta aos representantes dos Conselhos Municipais de Direitos da criança e do adolescente parceiros da empresa, bem como ao público em geral, na intenção de ajudar agentes de outras localidades a se articularem”, explica Claudia Tenório, assistente social da recém-criada área: Parceiros de Negócios Sustentabilidade da Eletrobras Furnas.

De acordo com Michelly Antunes, “é sempre muito importante e necessário promover a troca de conhecimentos e experiências com outros atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente no que diz respeito ao fortalecimento do trabalho em rede. O evento realizado pela empresa Eletrobras Furnas teve esse objetivo. Debater e discutir quais caminhos podem ser seguidos para o fortalecimento a rede de proteção da criança e do adolescente e fomentar o trabalho em cooperação entre os demais atores rede. Esse é nosso papel. Só assim conseguiremos garantir a proteção às nossas crianças e adolescentes”.    

Programa Empresa Amiga da Criança

O Programa Empresa Amiga da Criança, criado em 1995, tem por compromisso engajar o setor empresarial para o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência e reconhecer empresas que realizam ações em prol de crianças e adolescentes. 

Conheça mais sobre o programa aqui.

Veja outras ações realizadas por Empresas Amigas da Criança 

Parceria entre Brasilprev e Fundação Abrinq leva crianças e adolescentes à Exposição Vingadores S.T.A.T.I.O.N.

Grupo Iquine, Empresa Amiga da Criança, realiza ação de voluntariado com crianças e adolescentes de Pernambuco
 

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais