Notícias

Projeto Fortalecimento da Rede Estratégia ODS reconhece iniciativas transformadoras no Brasil

09/06/2021
Projeto Fortalecimento da Rede Estratégia ODS reconhece iniciativas transformadoras no Brasil

A Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI), a Casa Pequeno Davi e a Associação Reciclázaro possuem um objetivo em comum: ajudar a quem mais precisa. No final do ano passado, cada uma delas teve o seu projeto reconhecido, recebendo apoio para tornar real o sonho de transformar a vida de pessoas que buscam um futuro melhor.

Em 2020, o Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, coordenado pela Fundação Abrinq, em parceria com a Agenda Pública e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e financiado pela União Europeia, lançou edital com o objetivo de selecionar e apoiar três ações de organizações sociais para que implementassem e promovessem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a promoção dos direitos humanos, o desenvolvimento econômico local sustentável e o atendimento ao público em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A premiação ocorreu em dezembro, quando as três instituições citadas anteriormente receberam o aporte financeiro de até R$ 147 mil cada, e puderam colocar em prática os seus projetos.

Geração de renda para mulheres na Paraíba

A Casa Pequeno Davi é uma organização não governamental que há 35 anos desenvolve ações que contribuem para a efetivação dos direitos humanos. É referência no estado da Paraíba e na região Nordeste do Brasil por suas ações, programas, projetos e campanhas de sensibilização. Desenvolve atividades educacionais diretas com crianças e adolescentes do bairro Roger, sede da entidade, atendendo também a comunidade da região próxima ao terminal rodoviário, em João Pessoa - PB. Atualmente, a organização atende 317 crianças, adolescentes e jovens, entre 07 e 24 anos que participam das atividades educativas oferecidas. A instituição atua junto ao indivíduo, à família e à comunidade, com o objetivo de diminuir as vulnerabilidades sociais, desenvolver potencialidades, fortalecer vínculos familiares e comunitários.

O prêmio recebido no ano passado possibilitou a continuidade do Projeto Promoção de Autonomia e Geração de Renda por Organizações Solidárias de Mulheres na Paraíba. Essa ação é realizada nas microrregiões da Zona da Mata e Borborema, na Paraíba, e contribui com o fortalecimento de iniciativas de atividades produtivas desenvolvidas por oito grupos e empreendimentos econômicos solidários de mulheres, beneficiando diretamente 104 mulheres, que produzem bolos, refeições típicas regionais – incluindo derivados de mariscos e pamonha - massas, salgados de raízes locais (macaxeira, batata doce e inhame), suplementos alimentares, artesanatos, trabalhos manuais, hortas e quintais produtivos.

O objetivo do projeto, segundo Maria Lúcia Lira de Souza, assistente social da CPD, “é contribuir com a emancipação e empoderamento das mulheres para o enfrentamento da pobreza”.

Projeto Fortalecimento da Rede Estratégia ODS reconhece iniciativas transformadoras no Brasil

Respeito aos direitos humanos em Minas Gerais

Organização sem fins lucrativos que tem como missão tornar as pessoas protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais. A AVSI Brasil está presente em 11 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, e no Distrito Federal. Só em 2020, desenvolveu 26 projetos que atenderam 7.709 instituições e mais de 466 mil pessoas, de diferentes perfis, foram beneficiadas, sendo essas, crianças e adolescentes, pessoas privadas de liberdade, pessoas sentenciadas à prestação de serviços à comunidade, população de migrantes e refugiados.

Em 2021, teve início um novo projeto com ações de promoção dos direitos humanos de mulheres condenadas à privação de liberdade há mais de 10 anos, o Costurando Oportunidades, que tem como objetivo a humanização por meio de um trabalho voltado para a ressocialização efetiva, por meio da contribuição da Agenda 2030. No estado de Minas Gerais, oito Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs) femininas estão em funcionamento, com 413 mulheres.

“Um dos pilares de nossa atuação é a construção de parcerias, pois acreditamos que é fundamental estabelecer uma ligação entre todas as entidades públicas e privadas envolvidas em cada projeto, colocando em ação diversos atores e criando oportunidade para o crescimento de todos. Nesse sentido, o Prêmio Estratégia ODS representou a oportunidade de ingressarmos em mais uma rede de instituições com foco no desenvolvimento humano, potencializando ainda mais a nossa atuação e criando a chance de desenvolvermos projetos como o Costurando Oportunidades”, ressalta Jacopo Sabatiello, vice-presidente da AVSI Brasil.

Mulheres de coragem em ação na capital paulista

Fundada há mais de 20 anos, a Associação Reciclázaro atua em prol da reinclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo o resgate de sua autonomia, autoestima, e a reinserção no mercado de trabalho. Mulheres, crianças, idosos e pessoas em situação de rua fazem parte dos grupos acolhidos em cinco unidades, que também são dedicadas à capacitação e estão fortemente integradas à preservação ambiental. Anualmente, são atendidas mais de 7 mil pessoas.

Neste ano, graças ao prêmio, a associação lançou o Projeto Cooperativa Pão de Moça – Mulheres de Coragem em Ação, que oferece capacitação e geração de renda por meio do empreendedorismo às mulheres acolhidas na Casa de Marta e Maria e às usuárias dos serviços de outras instituições da Rede de Proteção Social de São Paulo.

Localizada no bairro do Belém, em São Paulo - SP, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental - unidade da Associação Reciclázaro - a padaria impulsiona o crescimento profissional de mulheres de baixa renda na liderança de empreendimentos sustentáveis, garantindo condições econômicas e sociais necessárias para que as mães não se separem de seus filhos ao deixarem os serviços de acolhimento na cidade.

“Iniciativas que valorizem, incentivem e deem visibilidade às práticas que contribuam para atingir as metas da Agenda 2030 são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. A nossa organização incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sua missão”, destaca Lucia Maciel, técnica responsável pela Incubação de Negócios Sociais da instituição.

Projeto Fortalecimento da Rede Estratégia ODS reconhece iniciativas transformadoras no Brasil

A importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Uma agenda universal para que o poder público e a sociedade repensem a relação com o futuro do planeta. Criados em 2015 pela Organização das Nações Unidas, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) trazem à tona temas importantes como equidade, responsabilidade social, consciência ambiental, acesso à educação e promoção da saúde. Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Para mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS, que contemplem medidas efetivas para obter avanços nas diferentes dimensões que compõem a Agenda, foi criada a Estratégia ODS, uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no país, da qual a Fundação Abrinq faz parte, representada também por instituições da sociedade civil, do setor privado e poder público.

Saiba mais sobre a atuação do Projeto Fortalecimento da Rede Estratégia ODS e como ele contribui para o sucesso no cumprimento da Agenda 2030 no país.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais