Em um mundo cada vez mais plural como o de hoje, é fundamental que as pessoas não apenas tolerem as diferenças, como também entendam que elas são positivas para sociedade. Um dos meios mais eficientes de se garantir isso é ensinando para as pessoas desde pequenas que as diferenças devem ser respeitadas.
Existem muitas formas de se ensinar isso, mas uma das mais interessantes é usar histórias já existentes que servirão como alegoria enquanto elas se divertem. Pensando nisso, a Fundação Abrinq selecionou abaixo cinco filmes que as crianças podem assistir para aprenderem mais sobre o respeito às diferenças.
Encanto (2021)
O primeiro filme da lista é Encanto, que conta a história de uma família colombiana, os Madrigal, que vive em uma casa mágica nas montanhas. Tradicionalmente, todos da família, quando completam 5 anos de idade, recebem algum superpoder para ajudarem as pessoas do vilarejo, mas não é o caso de Mirabel Madrigal. Apesar disso, ela mantém o otimismo e não se deixa abalar pela diferença, mesmo após 10 anos sem poderes.
Os problemas da família, no entanto, aparecem quando a casa em que vivem começa a se rachar, e a vela mágica que dá vida ao lar começa a se apagar. Nessa hora, apesar de, em teoria, não ser a pessoa mais capacitada da família para lidar com um problema desses, cabe a Mirabel tomar as rédeas da situação e impedir que o pior aconteça.
A história ensina que, ainda que haja diferenças entre as pessoas, isso não torna ninguém melhor do que o outro, e que todos têm potencial para fazer a diferença.
Onde assistir: Disney+
Lilo e Stitch (2002)
Lilo & Stitch, como o nome já diz, fala sobre Lilo, uma garota solitária e Stitch, um alienígena exilado. A vida dos dois se cruza quando Stitch foge para a Terra, é confundido com um cachorro e levado a um canil, onde é comprado por Lilo, que precisa de uma companhia.
Pelo fato de ser um fugitivo intergaláctico, a trama gira em torno de muitas tentativas, por parte de outras pessoas do universo, de separarem Stitch da Lilo. Os dois então precisam dar tudo de si para se manterem juntos, como uma família.
O filme mostra como a vida pode ser ruim quando se é isolado dos seus pares por ser diferente. Isso fica evidente nas mudanças, para melhor, que acontecem tanto na vida da Lilo quanto na vida do Stitch quando eles passam a ser amigos.
Onde assistir: Disney+
Procurando Nemo (2003)
Em Procurando Nemo, é contada a história de um jovem peixe-palhaço - o Nemo -, que é pequeno e tem uma barbatana menor do que a outra devido a um acidente que sofreu quando ainda estava em sua ova. Por causa disso, seu pai é superprotetor na sua criação e, por vezes, não intencionalmente, trata seu filho como se ele não fosse capaz.
A trama complica quando Nemo é capturado por mergulhadores, o que faz com que seu pai tenha que atravessar todo um oceano para encontrá-lo. Mesmo sendo diferente, a busca pelo pequeno peixe-palhaço engaja vários habitantes do mar, preocupados com Nemo.
A narrativa explora a questão de que as nossas diferenças não nos limitam, o que é visto nas vezes em que o pai de Nemo precisa confiar nas capacidades do filho, e quando o pequeno peixe também realiza grandes proezas.
Onde assistir: Disney+
Como Treinar o Seu Dragão (2010)
Já Como Treinar o Seu Dragão é uma animação que mostra o cotidiano de uma vila de vikings que é constantemente atacada por dragões. Soluço é filho do chefe da vila e não leva jeito para a caça, mas um dia captura um dos mais ferozes dragões e, apesar dos conflitos anteriores, acaba se entendendo com a criatura.
A história se desenvolve e Soluço acaba descobrindo o real motivo de os dragões atacarem o seu vilarejo: no final, eles também eram vítimas de uma situação complexa. Cabe aos dois novos amigos resolver o problema e restaurar a paz entre as duas espécies.
O filme é interessante pois mostra como superar a barreira da diferença pode trazer resultados muito positivos. Afinal, a situação de conflito entre vikings e dragões só pôde ser resolvida quando uma espécie parou para entender o lado da outra.
Onde assistir: Amazon Prime
Extraordinário (2017)
Por fim, o único filme da lista que não é uma animação, Extraordinário é uma história bem direta, pois conta sobre um menino com uma deformidade física que vai para o seu primeiro ano na escola. Assim, é bem fácil para as crianças assimilarem e reconhecerem a situação em seu próprio dia a dia.
A jornada de Auggie Pullman na vida escolar começa muito complicada, com a dificuldade de fazer com que as outras crianças o vejam para além da sua deformidade, o bullying, as inseguranças, e muito mais. Por isso, ele precisa da ajuda de outras pessoas, e de si mesmo, para superar todos esses obstáculos.
A história mostra de um jeito bem objetivo que não devemos excluir ou zombar de pessoas que são diferentes de nós. Isso não apenas faz mal para a vítima, como também para o agressor, que perde oportunidades de aprender e expandir a própria visão de mundo.
Onde assistir: Netflix