Notícias

Fique atento aos sinais de ansiedade em crianças e adolescentes no retorno às aulas

27/01/2023
Fique atento aos sinais de ansiedade em crianças e adolescentes no retorno às aulas

O retorno às salas de aula pode ser motivo de alegria para muitas crianças e adolescentes. No entanto, também pode representar um motivo para gerar ansiedade e desconforto para quem não encontra na escola um ambiente acolhedor e harmonioso para estudar e se desenvolver. Após o período de férias escolares, sem tantas responsabilidades e com horários flexíveis, o retorno às aulas pode demonstrar sinais de que a rotina escolar das crianças não caminha conforme o planejado.

O que pode deixar a criança desconfortável no retorno às aulas?

Diversos motivos podem gerar inquietação e ansiedade nos alunos. Por isso, é importante que pais e responsáveis, em parceria com professores e demais profissionais da Educação, fiquem atentos aos sinais. Conheça alguns dos motivos:

Bullying

Trata-se de um cenário no qual a criança sofre agressões físicas, psicológicas ou verbais, de forma contínua, nas quais pode-se identificar uma espécie de perseguição entre os alunos.

Muitas vezes, crianças e adolescentes têm receio de denunciar por temer novas agressões potencializadas pelo pedido de ajuda. Por isso, é importante que professores e outros funcionários da escola conversem com os alunos e expliquem os malefícios do bullying, identificando os potenciais casos antes que os danos aconteçam. Também é necessário que pais e responsáveis se comuniquem constantemente com as crianças para saber mais sobre o dia a dia e conhecer melhor o comportamento delas fora de casa.

Os traumas do bullying podem gerar consequências que dificultam a socialização, inclusive na fase adulta.

Dificuldades de aprendizagem

Cada pessoa tem seu ritmo de aprendizagem, assim como maior ou menor facilidade e interesse por determinados assuntos. Dessa forma, é natural que crianças e adolescentes apresentem dificuldades com assuntos e matérias diferentes. No entanto, a partir do momento em que as dificuldades passam a interferir na aprendizagem, os pais, responsáveis e a escola precisam intervir para que esse aluno encontre novos caminhos para aprender determinado conteúdo.

Nesse sentido, após muitos dias de férias, retornar às aulas significa ter que lidar, novamente, com assuntos que geram dificuldades na aprendizagem por parte dos pequenos. Portanto, é fundamental que os adultos identifiquem e atuem para mitigá-las, por meio de aulas de reforço e novas abordagens educacionais.

Mudanças de escola ou de turma

A escola é um dos principais locais em que crianças e adolescentes constroem vínculos e formam novas amizades. Por isso, em um ambiente saudável de desenvolvimento intelectual e educacional, é natural que sintam falta dos amigos e colegas durante as férias. 

Todavia, em casos de mudança de escola ou entrada em uma nova turma, a ansiedade pode se manifestar por causa do medo do novo. A criança estava inserida em um ambiente onde já conhecia a todos e agora precisa conviver diariamente com outros alunos. 

Conversar e entender a percepção das crianças em relação aos novos companheiros de sala pode ser uma boa maneira de identificar meios de promover a socialização no novo ambiente escolar.

Quando procurar ajuda?

Mesmo com mudanças na rotina escolar da criança, o esperado é que os sintomas da ansiedade diminuam com o passar do tempo e de acordo com a adaptação ao ambiente. Porém, se ela não diminui, pode haver o risco de evoluir para um transtorno psicológico mais grave. Portanto, é importante procurar ajuda profissional qualificada para lidar com a situação.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais