A Fundação Abrinq, recentemente, criou o Projeto Nutrição, uma iniciativa que visa contribuir para a melhoria da saúde, nutrição e promoção da segurança alimentar e nutricional em crianças de 0 a 10 anos.
Até o momento, o projeto já realizou dois encontros de formação que contaram com a presença de mais de 200 profissionais da Saúde e da Educação. Também realizou a primeira avaliação antropométrica das crianças em Itiúba, na Bahia. Foram 131 medições de altura e peso de alunos matriculados em cinco escolas diferentes do município, que servirão como amostra estatística para acompanhar o desenvolvimento dos participantes do projeto. Para saber mais, clique aqui.
Em paralelo, o projeto realizou quatro encontros presenciais com merendeiras entre os meses de abril e julho, com foco em temas essenciais para a segurança alimentar e nutricional nas escolas.
Durante os encontros formativos, 67 merendeiras de escolas de Itiúba, na Bahia, tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em questões como segurança alimentar, boas práticas de manipulação, políticas públicas relacionadas ao direito à alimentação e o Guia Alimentar da População Brasileira. Os encontros foram marcados por discussões enriquecedoras e trocas de experiências entre as profissionais.
Além das formações, uma das inciativas mais aguardadas foi o Concurso de Receitas, que aconteceu em julho, no Lar Santa Maria. A competição marcou a conclusão da Formação de Merendeiras e teve como objetivo incentivar a criação de novas opções de refeições saudáveis e saborosas para o cardápio escolar, valorizando a cultura alimentar regional.
Seis talentosas participantes se candidataram para apresentar as suas receitas únicas, todas enraizadas na cultura alimentar da região. O primeiro lugar foi conquistado pela dupla Voneide Souza dos Santos Silva e Janaína Dalva da Silva Santos, com a deliciosa Carne Moída com Verduras. O segundo lugar ficou com a equipe composta por Euzeni Gomes Guimarães, Valdeni Neris dos Santos Costa, Delva dos Santos Casciano, Maria Aparecida Barbosa Gonçalves de Souza e Eliene de Jesus Silva, que prepararam um irresistível Frango ao Molho de Milho Verde. Já o terceiro lugar ficou com Mailde Batista de Souza Morais e sua Geleia de Acerola.
O processo de avaliação contou com a participação de seis jurados da região que selecionaram as receitas vencedoras e todos os profissionais envolvidos puderam experimentar os pratos concorrentes, proporcionando uma experiência gastronômica única.
“Eu gostei muito das formações. Confesso que foram algumas das melhores que já participei. Nos apresenta muitas coisas e informações que eu não conhecia sobre assuntos que eu posso aplicar no dia a dia tanto no meu trabalho na escola quanto na minha rotina”, afirma Voneide Silva, merendeira que ficou em primeiro lugar no concurso.
As vencedoras foram agraciadas com prêmios que contribuirão para aprimorar ainda mais as suas habilidades culinárias. O primeiro lugar recebeu um kit completo contendo frigideira, espátula e colher de silicone, além de um conjunto de facas. O segundo lugar ganhou um kit semelhante, composto por frigideira e utensílios de silicone. Já o terceiro lugar foi premiado com um kit de frigideira.
O Projeto Nutrição, realizado pela Fundação Abrinq, demonstra a importância da alimentação saudável nas escolas e mostra como a valorização da cultura regional pode enriquecer o cardápio de refeições oferecidas aos estudantes. A iniciativa promove não somente a nutrição adequada, mas também a diversidade e o sabor das tradições alimentares locais.