Notícias

Cidades integrantes do Programa Mortalidade Zero recebem cursos promovidos pela Fundação Abrinq

21/10/2022
Cidades integrantes do Programa Mortalidade Zero recebem cursos promovidos pela Fundação Abrinq

Por meio do Programa Mortalidade Zero, a Fundação Abrinq busca atuar em conjunto com os municípios para zerar os óbitos infantis por causas evitáveis, como os ocorridos devido à falta de imunização dos bebês ou falta de atenção adequada às gestantes. Atualmente, a iniciativa está presente em Barreiras – BA, Barra – BA, Santa Rita de Cássia – BA, Luís Eduardo Magalhães – BA, Riachão das Neves – BA, Nossa Senhora do Socorro – SE e Taquaritinga – SP.

Nos últimos meses, a Fundação Abrinq tem realizado cursos com profissionais que atendem gestantes, estimulado a criação de Comitês de Mortalidade Infantil nos municípios participantes e proporcionado formações para os agentes comunitários de Saúde nas regiões. Confira como foram estas ações:

Formações de grupos de gestantes

Durante os meses de agosto e setembro, os municípios de Barra – BA, Luís Eduardo Magalhães – BA, Riachão das Neves – BA e Santa Rita de Cássia – BA receberem o curso Estímulo à Criação de Grupos de Gestantes. O intuito das formações foi incentivar os profissionais que lidam com mulheres grávidas a implantarem estratégias de atividades em grupo.

No curso, foram trabalhados temas como: formas de comunicação, acolhimento, metodologias de planejamento de grupos, aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido. A formação teve uma carga horária de oito horas e contou com a participação de 58 profissionais como agentes comunitários, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais.

Comitê de Mortalidade Infantil

Os mesmos quatro municípios também receberam o curso Comitê de Mortalidade: Uma Estratégia Vital, dividido em três módulos e ocorrido entre os meses de junho e setembro. Nestes encontros, foram discutidos os cenários de mortalidade materna e infantil a nível nacional e local, formas de implantação dos Comitês de Mortalidades, suas atribuições e os fluxos de investigação dos óbitos.

Com a realização dos cursos, o município de Barra – BA iniciou o processo de instauração do Comitê em seu território, enquanto o município de Luís Eduardo Magalhães – BA, que já possuía um, retomou as atividades do grupo. No total, 55 pessoas, entre enfermeiros, médicos, conselheiros tutelares, assistentes sociais e outros profissionais participaram da formação, que possuía carga horária de nove horas.

Agentes comunitários de Saúde

Agentes comunitários de Saúde de todos os municípios integrantes do Programa Mortalidade Zero têm participado do curso Agentes Comunitários de Saúde: Um Recurso Estratégico para Ampliar o Cuidado da Gestante e do Bebê. A formação possui carga horária de 30 horas, teve início em fevereiro deste ano e a previsão é que seja concluída em outubro.

O curso tem acontecido de forma online e presencial, trabalhando temas como acolhimento, humanização, identificação de fatores de risco, busca ativa de gestantes e crianças, cuidados com a mulher e a criança, violência e doenças prevalentes na infância.

Veja outras ações do Programa Mortalidade Zero

Agosto Dourado: Fundação Abrinq promove aleitamento materno em conjunto com municípios

Com apoio da Fundação Abrinq, Taquaritinga - SP realiza grupos de gestantes

Fundação Abrinq promove formação para atendimento de gestantes para organizações do Programa Nossas Crianças

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais