Notícias

Fundação Abrinq: 36 anos transformando vidas

13/02/2026
Fundação Abrinq: 36 anos transformando vidas

No dia 13 de fevereiro de 2026, a Fundação Abrinq completa 36 anos de atuação na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Desde a sua criação em 1990, mesmo ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a organização tem trabalhado ininterruptamente para garantir que meninos e meninas tenham acesso à Proteção, Saúde e Educação de qualidade.

O impacto desse trabalho pode ser visto nos números: somente em 2025, a Fundação Abrinq beneficiou um total de 249.051 crianças e adolescentes em todo o país, um crescimento de 47% em relação ao ano anterior. A organização também capacitou 3.439 profissionais, desenvolveu 15 programas e projetos e acompanhou 73 propostas de leis que impactavam a infância e a adolescência.

Resultados que mudam histórias

Já ao longo de sua história, mais de 9,2 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados, 78 programas e projetos foram desenvolvidos e mais de 8.700 proposições legislativas no âmbito do Congresso Nacional foram monitoradas.

Mas o que esses números representam de verdade? Representam o André, de 7 anos, que conseguiu ir ao dentista e ter seu dente restaurado após um acidente. A Natália, de 12 anos, que mudou de vida graças à leitura e ao apoio da Fundação Abrinq. Assim como o Luciano, de 8 anos, que nasceu com uma condição neurológica chamada ataxia, que prejudica a coordenação dos movimentos voluntários do corpo, mas apresentou melhoras em sua coordenação motora devido à capoeira. 

Os números significam que, ao longo desses 36 anos, existiu uma organização que olhou para cada criança como única. Que garantiu tratamento de saúde bucal para quem nunca tinha ido ao médico, apoiou educadores para que ensinassem melhor, fortaleceu outras organizações da sociedade civil que fazem a diferença no dia a dia e defendeu direitos quando ninguém mais estava prestando atenção. 

Esse é o resultado de uma atuação que funciona como uma ponte, unindo aqueles que querem ajudar àqueles que precisam de ajuda. 

Os desafios continuam, a mobilização também

36 anos depois, a Fundação Abrinq segue firme no propósito que a criou: garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados. A diferença está na experiência acumulada e na rede construída ao longo dessas décadas. 

Mas mesmo apesar dos avanços, os desafios para a infância e adolescência brasileira permanecem. Questões como mortalidade infantil, acesso à Educação de qualidade, proteção contra violências e garantia de direitos básicos ainda exigem atenção e trabalho constante. 

De olho no que afeta a infância

O acompanhamento de proposições legislativas é um dos pilares da atuação da Fundação Abrinq. As 73 propostas monitoradas em 2025 no Congresso Nacional fazem parte de um trabalho contínuo para garantir que os direitos conquistados não retrocedam e que novas legislações avancem na proteção integral de crianças e adolescentes. Trata-se de um trabalho que, muitas vezes, acontece nos bastidores, mas é importante para que mudanças estruturais sejam alcançadas e mantidas.

Junte-se à Fundação Abrinq para mudar as vidas de mais crianças e adolescentes

Nada disso seria possível sem a colaboração de doadores, empresas parceiras e profissionais comprometidos com a causa. Esse esforço conjunto é um grande passo para que a Fundação Abrinq continue ampliando seu impacto e garantindo um futuro mais digno para as crianças e os adolescentes no Brasil.

Você também pode fazer parte desta transformação. A sua doação fortalece iniciativas que oferecem oportunidades reais para quem mais precisa. Por isso, neste aniversário de 36 anos da Fundação Abrinq, seja parte dessa história. Doe e ajude a construir um futuro onde toda criança tenha acesso ao que é seu por direito. Clique aqui e faça uma doação.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais