Notícias

Fundação Abrinq e Anhanguera Educacional continuam, juntas, cuidando da saúde bucal de crianças e adolescentes

11/11/2022
Fundação Abrinq e Anhanguera Educacional continuam, juntas, cuidando da saúde bucal de crianças e adolescentes

Cuidar da saúde bucal é fundamental para o crescimento saudável e pleno das crianças e dos adolescentes. É durante a infância que a formação da arcada dentária acontece e, por isso, é extremamente importante ficar atento a todas as fases da dentição, bem como ensinar os hábitos corretos para a higienização oral, evitando, assim, o surgimento de doenças como cáries, inflamações e outros problemas bucais.

Por isso, em maio deste ano, a Fundação Abrinq firmou uma parceria com a Anhanguera Educacional para promoverem, em conjunto, ações que incentivem o cuidado com a saúde bucal na infância e na adolescência (clique aqui para saber mais detalhes sobre a parceria). Dessa forma, os alunos do curso de Odontologia da instituição de ensino superior, acompanhados por um professor responsável, foram até o Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida (CCNSA), organização parceira da Fundação Abrinq, para realizar palestras e atividades lúdicas com as crianças que frequentam o local, com o objetivo de conscientizá-las sobre a importância da prática.

De acordo com o professor Antônio Carlos Frias, um dos responsáveis por acompanhar os alunos da instituição nas ações, “o nosso objetivo, primeiramente, é fazer com que a criança mude seu olhar sobre o dentista, que o veja como um orientador. Por isso, com essas atividades, queremos ensinar os cuidados básicos sobre a higiene bucal, sobre como usar uma escova e o creme dental. Acreditamos que este cuidado muda a visão dessas crianças sobre o profissional e o zelo com a própria saúde”.

Mas a atividade não é importante, apenas, para as crianças. Ainda segundo Frias, “esse contato com elas muda, também, o olhar dos alunos da Anhanguera Educacional sobre a população. As dificuldades e a falta de oportunidades são vistas sobre outro contexto. Por meio desta parceria com a Fundação Abrinq, conseguimos aumentar a interação entre alunos e professores, além de fazê-los entender a realidade dos pacientes”.

No segundo semestre, as atividades continuaram a ser realizadas no CCNSA, localizado na Zona Norte de São Paulo – SP. Durante os dias 4 e 5 de outubro, os alunos que compareceram ao local realizaram a classificação de risco – uma espécie de triagem - das crianças e dos adolescentes atendidos pela instituição.

No total, 46 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, participaram da triagem e 33 foram encaminhados para atendimentos clínicos odontológicos, pois são casos mais complexos, como cáries e problemas de gengivas, que precisam de tratamento especializado. Os atendimentos serão realizados em uma clínica da própria Anhanguera Educacional, por alunos da instituição acompanhados e supervisionados por professores.

“As crianças gostaram muito das atividades. Muitas comentaram que aprenderam coisas simples, mas muito importantes, sobre a escovação e como manter os dentes limpos. Agora, terão a oportunidade de ter um tratamento odontológico de qualidade”, afirma Amós Lima, assistente técnico do CCNSA.

Ainda segundo Amós, “essa parceria com a Fundação Abrinq e a Anhanguera Educacional é muito importante. Com ela, podemos proporcionar um atendimento às crianças que muitas famílias não possuem condições para prover. As crianças atendidas pela instituição encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica, principalmente em áreas que envolvem a Educação, cultura e lazer”.

Para Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, parcerias como a firmada com a Anhanguera Educacional são fundamentais para ampliar o número de crianças que têm acesso à saúde bucal de qualidade: “o nosso objetivo com essa parceria é proporcionar o melhor atendimento e cuidado para as crianças e os adolescentes. Entendemos que ações em conjunto são o caminho para aumentar o nosso alcance e beneficiar cada vez mais vidas espalhadas pelo Brasil ”. 

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais