Notícias

Fundação Abrinq e Frente Nacional de Prefeitos assinam Termo de Parceria do Projeto Fortalecimento da Rede - Estratégia ODS

03/12/2018
Fundação Abrinq e Frente Nacional de Prefeitos assinam Termo de Parceria do Projeto Fortalecimento da Rede - Estratégia ODS

Nesta segunda-feira, 26, durante a 74º Reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em São Caetano do Sul (SP), a Fundação Abrinq e a FNP firmaram o termo de parceria do projeto Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. O documento foi assinado por Carlos Tilkian, presidente da Fundação Abrinq, José Auricchio Jr., vice-presidente da FNP para os ODS e Rafael Greca, vice-presidente de Cidades Inteligentes da FNP.

A Rede Estratégia ODS é uma coalizão de organizações com atuação reconhecida no Brasil, representando a sociedade civil, o setor privado e os governos locais, com o propósito de mobilizar, discutir e propor meios de implementação para os ODS e a Agenda 2030, em todo o território nacional. O comitê gestor é formado pela Fundação Abrinq, Agenda Pública, Frente Nacional de Prefeitos, GIFE, Centro de Sustentabilidade da FGV, Abong, Fundação Avina, Instituto Ethos, Programa Cidades Sustentáveis e possui 20 membros.

“A Agenda 2030 e a implementação dos ODS no Brasil são estratégicos para mudarmos o paradigma de desenvolvimento no país e a Estratégia ODS buscará a mobilização da sociedade, dos governos subnacionais e do setor privado para que possamos vencer os desafios das desigualdades que comprometem o progresso no país”, afirma Heloísa Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq.

“Essa parceria é fundamental e animadora, porque nós temos instituições engajadas em fazer com que os ODS cheguem lá na ponta e se traduzam em políticas públicas para que o cidadão possa compreender que perseguir os ODS vale a pena. Eu estou muito esperançoso que esse movimento institucional e essa parceria se traduzam em ações concretas nas cidades e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, comenta Gilberto Perre, secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Financiado pela União Europeia, o projeto espera resultados como a mobilização de 200 organizações na Rede Estratégia ODS; a incorporação dos ODS nos instrumentos de planejamento e políticas públicas de 150 municípios e a capacitação de 400 organizações da sociedade civil para a incidência e monitoramento dos ODS, com foco na redução das desigualdades de gênero, geracional e étnico-racial. São parceiros do projeto a Agenda Pública, a Frente Nacional de Prefeitos e a Confederação Nacional de Municípios.

“O projeto trata especificamente dessa questão no âmbito dos atores da política local, por isso foi abraçado pela FNP. Acho que esse é um grande diferencial. Agregar entidades do terceiro setor para esse momento, como estamos conseguindo agora, é bastante importante no firmamento da posição da FNP em relação aos ODS”, explica José Auricchio Jr., prefeito de São Caetano do Sul e vice-presidente da FNP para os ODS.

EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS

Lançado em maio de 2017, o programa Fala Curitiba, iniciativa da Prefeitura de Curitiba, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo de governança e está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11, que torna as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Durante o evento, o prefeito curitibano Rafael Greca e vice-presidente de Cidades Inteligentes da FNP contou um pouco sobre as ações já implementadas na cidade. “Outro exemplo é o da Secretaria da Educação de Curitiba, que criou um sistema pedagógico focado nos ODS. Esse sistema ensina os professores a implementar os ODS nas escolas”.

Confira as fotos do evento clicando aqui.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais