Notícias

Fundação Abrinq e Mercadão dos Óculos unem forças para doar óculos a crianças e adolescentes

02/10/2023
Fundação Abrinq e Mercadão dos Óculos unem forças para doar óculos a crianças e adolescentes

Recentemente, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo revelou um preocupante aumento de 134% nos casos de miopia entre jovens de até 19 anos, entre 2019 e 2022. Este fenômeno é atribuído à crescente exposição prolongada a dispositivos eletrônicos e ao descuido com a saúde ocular durante a pandemia.

Tais problemas de visão, que incluem miopia, astigmatismo e hipermetropia, podem ter impactos prejudiciais na formação desses jovens, especialmente das crianças e dos adolescentes, afetando negativamente o desempenho escolar, a autoestima e até mesmo a saúde ocular a longo prazo.

Reconhecendo a importância de cuidar da visão, a Fundação Abrinq e o Mercadão dos Óculos uniram esforços para conduzir triagens em diversas organizações da sociedade civil em São Paulo, Brasília e Curitiba. O objetivo foi identificar potenciais problemas de visão em crianças e adolescentes que podem ser corrigidos com o uso de óculos.

Em Brasília, a ação ocorreu na Organização Nova Acrópole Lago Norte, onde 137 crianças e adolescentes foram triados em junho, destes 74 precisaram ser encaminhados para consulta e 53 receberam o acessório, em agosto, de acordo com as necessidades de cada um.

“Os profissionais foram atenciosos no momento da triagem e na escolha dos óculos. As famílias atendidas também deram devolutivas positivas em relação ao recebimento dos acessórios. Já as crianças ficaram bem empolgadas com as consultas e com as doações, oportunidade que para alguns foi muito importante em função da vulnerabilidade social”, afirma Cristina Partida, da Organização Nova Acrópole Lago Norte.

Doação 2

Em Curitiba, a ação chegou à organização Lar Fabiano de Cristo - Casa de Joana D'arc, onde 52 crianças e adolescentes foram triados, 31 passaram por consulta e 17 receberam os óculos em setembro. A Associação Beneficente de Mãos Unidas também se beneficiou da ação, com 23 crianças e adolescentes triados, dez foram encaminhados para consulta e sete receberam óculos em setembro.

De acordo com Neivair Elezir Gasparin, supervisora do Lar Fabiano de Cristo - Casa de Joana D'arc, “foi um momento de alegria entre eles e também de falas que nos emocionaram, pois logo que provavam os óculos, disseram que estavam enxergando melhor e que podiam perceber detalhes que antes não conseguiam ver. Poder acompanhar a felicidade em cada rostinho nos deixou com o coração cheio de alegria e extremamente gratos por termos sido privilegiados com esta linda ação da Fundação Abrinq”.

São Paulo também foi palco de ações significativas em setembro, com a doação de 116 óculos  para crianças e adolescentes da Associação Santo Agostinho – ASA Primavera, da Ação Social Santa Rita de Cássia e do CCA Nosso Lar Tatuapé.

óculos

Ao todo, considerando as três regiões 598 crianças e adolescentes passaram por triagens realizadas em todas as regiões, 297 foram encaminhados para consultas especializadas e 231 receberam óculos novos. Com estas ações, a Fundação Abrinq reafirma o seu compromisso com a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes em todo o Brasil, promovendo um presente e um futuro mais promissor e igualitário para todos.

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais