Notícias

Fundação Abrinq e Sorrifácil beneficiam crianças e adolescentes em Novo Hamburgo

20/04/2022
Fundação Abrinq e Sorrifácil beneficiam crianças e adolescentes em Novo Hamburgo

A Fundação Abrinq, em parceria com o projeto Faz-Me Rir, braço social da Sorrifácil, rede de clínicas odontológicas, beneficiou crianças e adolescentes, com a realização de atendimentos odontológicos, no município de Novo Hamburgo - RS. A iniciativa aconteceu na Casa de Acolhimento Morada de Gigantes, serviço de acolhimento institucional mantido pela Associação Beneficente da Floresta Imperial (ABEFI).

De janeiro a março deste ano, profissionais da rede Sorrifácil visitaram o local e realizaram 64 procedimentos clínicos, como limpeza, extração e restauração dos dentes, além de orientação sobre higiene bucal. Os atendimentos ocorreram em uma van, unidade móvel especialmente adaptada para o projeto.

Alexius Saraiva, coordenador do projeto Faz-Me Rir, explica que a van, utilizada para os atendimentos das crianças e dos adolescentes foi adquirida especialmente para os procedimentos. “Iniciamos o projeto em 2016. O interior da van é semelhante a um consultório odontológico completo, com todos os equipamentos e produtos necessários para que possamos oferecer um atendimento de qualidade”.

van
Unidade móvel de atendimento 

O coordenador, que está há dois anos no projeto, conta que o objetivo é circular por todas as localidades do País que tenham unidades da rede, atendendo meninos e meninas que não têm acesso à saúde bucal. “Além da van, temos um caminhão para realizar os atendimentos. Queremos expandir para além da região metropolitana de Porto Alegre e municípios do Rio Grande do Sul, onde realizamos o projeto social atualmente”.

Acolhimento institucional

A ABEFI é uma organização da sociedade civil que se dedica em melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos, oferecendo oportunidades e acesso à educação, cultura, esporte, lazer, assistência social e qualificação profissional.

O serviço de acolhimento institucional foi criado em 1978 e atua na garantia dos direitos humanos, a partir do trabalho realizado em cada uma das suas unidades, nas áreas da Educação e Assistência Social.

Atualmente, a associação atende 178 crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos. Além da Casa de Acolhimento Morada de Gigantes, em Novo Hamburgo, a ABEFI mantém outras seis instituições de acolhimento, todas no Rio Grande do Sul: Abrigo Construindo Novos Sonhos, no município de Esteio; Casa Lar São Sebastião, em São Sebastião do Caí; Casa Abrigo Pequeno Cidadão, localizada em Portão; Casa Lar Montenegro, no município de Montenegro; Abrigo Meu Pé de Laranja Lima, em Nova Santa Rita e Lar Padinha, que fica situada no município de Taquara e atende regiões localizadas no Vale dos Sinos, Vale do Paranhana, Vale do Caí, Encosta da Serra e Serra Gaúcha.

Além de assegurar às crianças e aos adolescentes acolhimento e proteção temporária, provendo suas necessidades básicas e estabelecendo relações, a associação possibilita também a convivência comunitária, através do acesso a programações culturais, de lazer e de esporte, internas e externas, relacionando-as a vivências e possibilidades de cada envolvido.

Para Rosângela Horn, coordenadora da educação infantil e responsável pelo atendimento do projeto na ABEFI, “a ação foi de extrema importância para que fosse possível manter a saúde geral dos acolhidos em dia e prevenir doenças bucais futuras. A promoção da saúde bucal está associada ao aumento da autoestima, bem como, da qualidade de vida deles. Esta oportunidade dada pela Fundação Abrinq, ampliou o acesso e as oportunidades para nossas crianças e adolescentes”.

Adote um sorriso

Desde a sua criação, em 1997, o Programa Adotei um Sorriso já beneficiou mais de 292 mil crianças e adolescentes que puderam ter acesso a serviços de saúde e atendimentos institucionais fundamentais para adquirirem uma melhor qualidade de vida.

Se você faz parte de uma empresa e quer, assim como a Sorrifácil, contribuir para a mudança de vida de crianças e adolescentes em seu território, não deixe de fazer contato. Saiba mais sobre o programa aqui.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais