Notícias

Fundação Abrinq integra o Conanda, biênio 2021-2022

25/06/2021
Fundação Abrinq integra o Conanda, biênio 2021-2022

A Fundação Abrinq passa a fazer parte do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), biênio 2021-2022. A organização tomou posse em 22 de junho.

Entre as principais preocupações para este biênio, citadas pelas entidades na solenidade virtual de posse dos membros do Conselho, estão a garantia da proteção integral à criança no combate à pandemia e as suas consequências, e a necessidade de atuação conjunta entre o governo e a sociedade civil para garantir os direitos das pessoas de zero a 18 anos.

A importância do Conanda

Criado em 1991, o Conanda é o principal órgão que coordena as ações de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Previsto no artigo 88 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), integra a estrutura básica do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O órgão é composto por 18 conselheiros titulares e 18 suplentes, sendo nove representantes do Poder Executivo e nove representantes de entidades não-governamentais que possuem atuação por todo o país, na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Entre as principais atribuições do Conselho, pode-se destacar:

• Contribuir para a definição das políticas para a infância e a adolescência;

• Fiscalizar as ações executadas pelo poder público no que diz respeito ao atendimento da população infanto-juvenil;

• Fazer a gestão do Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA);

• Responsável pela regulamentação sobre a criação e a utilização desses recursos, garantindo que sejam destinados às ações de promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, conforme estabelece o ECA;

• Definir as diretrizes para a criação e o funcionamento dos Conselhos Estaduais, Distrital e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares;

Conheça algumas ações realizadas pelo Conanda

Uma atuação importante se deu no combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Em 2000, o Conselho aprovou o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil, que teve importante papel para a estruturação de políticas públicas, programas e serviços nessa área.

O Conanda participou também da elaboração do Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, aprovado em 2004, com o objetivo de coordenar diversas intervenções direcionadas a assegurar a eliminação do trabalho infantil.

Ao integrar o Conanda, a Fundação Abrinq fortalece ainda mais seus esforços pela busca constante de promover uma infância e adolescência plena e integral a todos os meninos e meninas no país.

“Nos preocupamos com a pauta da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Faz parte do nosso DNA estarmos atentos aos acontecimentos e participarmos de grupos que tenham objetivos similares. O trabalho em rede é fundamental para alcançarmos um país melhor”, ressalta Synésio Batista da Costa, presidente da Fundação Abrinq.

Acompanhe o site da Fundação Abrinq e fique por dentro de todas as ações. Para apoiar as iniciativas da organização, clique aqui!

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais