Notícias

Cinema e diversão: Fundação Abrinq leva crianças e adolescentes para uma sessão exclusiva

20/03/2023
Cinema e diversão: Fundação Abrinq leva crianças e adolescentes para uma sessão exclusiva

O dia 16 de março foi especial para 26 crianças e adolescentes, que têm entre 6 e 13 anos de idade, do Coletivo Brincando na Kebrada, localizado na Vila Santa Inês, Zona Leste de São Paulo. Neste dia, a Fundação Abrinq proporcionou uma experiência para que pudessem assistir a um filme em uma sessão exclusiva para eles, com direito a pipoca e suco, no Cine Belas Artes, um dos cinemas mais famosos da capital paulistana.

Exercer o direito à cultura é fundamental para que crianças e adolescentes possam desenvolver seu raciocínio, tenham acesso a outros pontos de vista e conheçam outras realidades além daquela em que vivem. Foi pensando nisso que a Fundação Abrinq entrou em contato com o Cine Belas Artes e, por meio do projeto Educativo do Belas, garantiu o acesso ao cinema para uma sessão do filme Viva - A Vida é uma Festa, na qual as crianças e os adolescentes participantes puderam rir e se divertir.

O coletivo beneficia, diretamente, 60 crianças e é composto por mulheres que promovem a cultura na infância por meio de brincadeiras lúdicas, afetivas e respeitosas, com foco em cores, sons, cheiros e sabores. Desde 2018, o espaço atua na defesa do brincar, auxiliando na construção positiva do imaginário infantil de crianças da região, por meio de brincadeiras lúdicas, afetivas e respeitosas, com foco em cores, sons, cheiros e sabores.

Foto no cinema

De acordo com Mineia de Oliveira, idealizadora e gestora do coletivo, “Esta parceria com a Fundação Abrinq tem sido muito importante para nós. E a ação de levar as crianças ao cinema, para elas, foi muito significativo. Para algumas foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de assistir a um filme dentro de uma sessão. Outro ponto muito interessante foi observar o trajeto até o local. As crianças ficam muito maravilhadas por conhecer pontos turísticos e locais que não sabiam da existência. Elas saem de um território que não tem muita acessibilidade e opções de lazer e ficam muito curiosas para conhecer mais sobre o centro da cidade. Foi uma experiência muito importante”.

Segundo Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq, “proporcionar atividades como esta às crianças e aos adolescentes atendidos pelo Coletivo Brincando na Kebrada foi motivo de grande satisfação para nós. O acesso à cultura também é um direito fundamental para todos. Esperamos, sempre que possível, promover novas oportunidades às crianças atendidas pelos coletivos que possuem parceria conosco”.

Foto no cinema

Como funciona o Projeto Coletivos?

Por meio do Projeto Coletivos, a Fundação Abrinq busca obter uma rica troca com coletivos periféricos atuantes na causa da defesa dos direitos e da cidadania de crianças e adolescentes, contribuindo para que eles potencializem o impacto que almejam alcançar e, em retorno, auxiliem a instituição a ampliar a sua atuação com novos conhecimentos e práticas.

Muitos deles carecem de financiamento e/ou recursos técnicos necessários para realizarem suas ações e se manterem ativos. Mesmo com a importância e influência dos coletivos no cenário social e político de seus territórios, muitas práticas e inovações acabam ficando restritas às suas localidades, sem visibilidade e/ ou apoio.

Por isso, atualmente, a Fundação Abrinq apoia cinco coletivos, localizados em São Paulo, com incentivo financeiro e técnico, para promover o desenvolvimento de atividades e ações que aprimorem a atuação dos grupos nas comunidades em que estão inseridos, proporcionando melhor qualidade de atendimento às crianças e aos adolescentes que participam das iniciativas.

Este trabalho só é possível com o apoio de doadores que acreditam no trabalho da Fundação Abrinq. São milhares de pessoas espalhadas por todo o Brasil que apoiam a causa e ajudam a organização a beneficiar cada vez mais crianças e adolescentes. Considere se tornar doador e ajude a transformar futuros! Clique aqui para fazer uma doação.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais