Notícias

Fundação Abrinq realiza evento sobre promoção de vidas saudáveis e a sobrevivência infantil

04/10/2022
Fundação Abrinq realiza evento sobre promoção de vidas saudáveis e a sobrevivência infantil

A Fundação Abrinq, por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança, realiza, ao longo de 2022, uma série de encontros temáticos com os municípios integrantes do programa sobre temas que envolvem a infância e a adolescência. O mais recente deles, realizado no dia 15 de setembro, foi nomeado Promoção de Vidas Saudáveis: Sobrevivência Infantil e contou com a parceria do Programa Mortalidade Zero, também da Fundação Abrinq.

Durante o evento, os participantes puderam ter acesso a informações importantes sobre a implementação e o monitoramento de políticas públicas voltadas à diminuição da mortalidade materna e infantil. Na ocasião, foi destacada a necessidade de maior atenção à temática da proteção da vida de crianças, bebês e gestantes por meio de ações colaborativas envolvendo diferentes setores da sociedade.

Cintia da Cunha, líder da área de Saúde da Fundação Abrinq, apresentou um panorama geral da saúde infantil no Brasil. Os desafios do cenário atual direcionam campanhas institucionais da Fundação Abrinq, como o Incentivo ao Aleitamento Materno e o Programa Mortalidade Zero que, desde 2010, auxiliaram a intensificar esforços para a redução de mortes de gestantes e bebês por causas evitáveis em diversos municípios brasileiros. 

Cintia destacou que as taxas de mortalidade materna e infantil tiveram aumento expressivo durante o período da pandemia, promovendo a necessidade de fortalecimento das políticas públicas relacionadas ao tema. Também compartilhou boas práticas, para que os municípios possam traçar estratégias de superação de cada desafio de acordo com a realidade local. Como exemplos, citou a criação de um plano de redução do óbito infantil e a realização de ações e campanhas educativas para conscientização pública. 

Três municípios participantes da Rede Prefeito Amigo da Criança compartilharam suas experiências durante o webinar: Santos – SP, Ananindeua – PA e Bombinhas – SC. 

Representando Santos – SP, município presente no programa desde a 1ª edição, Carolina Ozawa, coordenadora de vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a atuação do município por meio do Programa Mãe Santista, que busca garantir acesso, acolhimento e resolutividade no atendimento à gestante e ao bebê. O programa promove ações assistenciais que têm foco na redução da morbimortalidade materna, fetal e infantil.

Marisa Lima, secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho do município de Ananindeua - PA, expôs a realidade da região e os desafios para a implementação de ações protetoras da vida do bebê e da gestante como dificuldade de acesso à populações ribeirinhas e quilombolas. Uma das principais ações do município neste tema é o Programa Mãe Ananin, inspirado na experiência de Santos – SP, que atua de forma intersetorial, principalmente, nas áreas da Saúde e do transporte. 

A equipe do município de Bombinhas – SC, representada por Adriana Amaral, superintendente de Saúde, e Renata Serpa, coordenadora do Programa Criança Feliz, ressaltou a importância das parcerias entre diferentes setores da sociedade e das alternativas encontradas diante dos desafios da pandemia, como o atendimento remoto em plataforma digital de interação. O município desenvolve ações no âmbito do Programa Criança Feliz para garantir e assegurar a sobrevivência e o bem-estar das gestantes e das crianças. Além disso, oferece o acompanhamento e a proteção da vida da gestante e do bebê até os 6 anos de idade.

Finalizando o encontro, Daniela Sinhorini, líder do Programa Prefeito Amigo da Criança, apresentou alguns dos materiais disponibilizados de forma gratuita nos canais digitais da Fundação Abrinq, destacando a importância do compartilhamento de boas práticas por meio da sessão Agenda de Trabalho da plataforma prefeito.org.br.

Conheça alguns dos materiais disponibilizados pela Fundação Abrinq e destacados durante o evento

Álbum da Mamãe
Cartilha da Gestante
E-book sobre Aleitamento materno: um guia para toda a família

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais