Notícias

Fundação Abrinq realiza visitas técnicas às organizações sociais conveniadas

30/06/2022
Fundação Abrinq realiza visitas técnicas às organizações sociais conveniadas

Criado em 1993, o Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq, tem como objetivo fortalecer organizações sociais que atendem diretamente crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social. Para isso, repassa recursos financeiros e oferece assessoramento técnico e administrativo para ajudá-las a qualificarem seus atendimentos e consolidarem suas ações. Ao longo de sua trajetória mais de 108 mil crianças e adolescentes já foram beneficiados em todo o Brasil.

O edital do Ciclo 2021-2023 selecionou 20 novas organizações que desenvolvem projetos voltados para o combate ao trabalho infantil, combate à violência doméstica e sexual, qualificação profissional e saúde mental, com crianças e adolescentes.

O plano de assessoramento técnico do programa inclui a realização de visitas técnicas presenciais a todas as instituições conveniadas. Nos últimos dois anos, por conta da pandemia, esta prática foi readequada para o formato online.

Contato com a realidade local

Entre abril e junho, a equipe técnica da Fundação Abrinq visitou presencialmente 19 organizações conveniadas. A visita ao Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), no município de Manaus – AM será realizada em julho, em razão dos festejos juninos e férias escolares na região.

Por meio deste contato é possível conhecer a realidade local da organização e das famílias das crianças e dos adolescentes atendidos, permitindo que o assessoramento técnico contribua para fortalecer as ações do projeto conveniado, garantindo a oferta de um atendimento qualificado, com alimentação saudável, espaço físico adequado e seguro, realização de atividades pedagógicas, materiais educativos de qualidade, planejamento de novas ações de sustentabilidade, melhor gestão financeira ou a contração de profissionais qualificados que realizem acompanhamentos individuais, garantindo a proteção contra qualquer violação de direito à criança e ao adolescente.

Durante três meses, a equipe técnica teve a oportunidade de percorrer municípios do território brasileiro e dialogar com os gestores dos projetos conveniados, principalmente, as crianças e os adolescentes atendidos pelas organizações.

mapa

 

Veja o cronograma das visitas:

Abril

Ação Social Arquidiocesana - Teresina - PI

Associação Centro Rural de Formação – Cruz do Espírito Santo - PB

Associação Comunitária Golfinho – Mucuri – BA

Associação Despertar Trancoso – Trancoso - BA

Centro Educacional Dom Bosco – Natal - RN

Jerusalém Casa da Paz – Bayeux - PB

Maio

Associação Os Amigos de Clara Amizade Brasil – Salvador – BA

Associação Pisada do Sertão – Poço de José de Moura – PB

Giral Desenvolvimento Humano e Local – Gloria do Goitá – PE

Instituto de Assistência Social Dom Campelo (IASDOC) – Recife – PE

Lar Santa Maria – Itiúba – BA

Junho

Associação Arte Cultura para Paz Isaura Maia – São Leopoldo - RS

Associação Beneficente Alda Miranda Matheus – Pirassununga – SP

Associação das Causas Sociais – Rio de Janeiro - RJ

Associação Refúgio - PR

Associação Resgate da Dignidade Humana Providência Divina – Montes Claros - MG

Fundação de Assistência a Pessoa Humana - Campo Grande - MS

Núcleo Social Roger Fernandes Rodrigues – Cariacica - ES

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – Goiânia - GO

Para as organizações, a visita é uma oportunidade de aprendizado, quando as ações do projeto são avaliadas e novas possibilidades de atuação são sugeridas para que possam fortalecer as suas atividades e garantir a oferta de um atendimento mais qualificado ao seu público.

Aspectos avaliados

- Espaço físico: as organizações visitadas apresentam espaços bem estruturados, com a possibilidade de uma melhor adequação de áreas que não estão sendo utilizadas.

- Alimentação: a equipe técnica identificou durante as visitas a qualidade da alimentação oferecida às crianças e aos adolescentes, sendo observada também a boa quantidade ofertada durante o atendimento.

- Equipes de trabalho: as equipes psicossociais compostas por assistentes sociais e psicólogos vêm realizando acompanhamento com as famílias atendidas por meio do aumento das visitas domiciliares, atendimentos individuais, atividades em grupo nos espaços das organizações e promovendo capacitações com educadores sobre violência sexual infantil;

- Materiais pedagógicos: o conveniamento ao programa permitiu que as equipes de educadores ampliassem o repertório de atividades, com a aquisição de materiais pedagógicos por meio do aporte mensal recebido;

- Benefícios ao público atendido: a frequência das crianças e dos adolescentes nas atividades dos projetos é contínua no contraturno escolar. As organizações também realizam ações aos finais de semana. Na oportunidade da visita, as instituições foram orientadas a atuarem em conjunto com a Rede de Proteção.

- Gestão financeira: as organizações planejam ampliar o conhecimento para novas ações de captação de recursos que possibilitem garantir sustentabilidade ao projeto conveniado. Um dos desafios apontados durante a visita é a falta de equipe qualificada para esta gestão.

Próximos passos

Com a finalização da etapa das visitas técnicas presenciais, os principais pontos de melhoria de cada projeto das organizações conveniadas estão sendo analisados pela equipe do Programa Nossas Crianças.

Após a avaliação serão realizados encontros formativos online voltadas para as fragilidades encontradas, oferecendo subsídios para que as organizações possam corrigi-las na execução das atividades dos projetos.

“As organizações da sociedade civil possuem um papel de extrema importância na defesa dos direitos da criança e do adolescente e valorizá-las faz parte do nosso DNA. Os encontros presenciais são fundamentais para melhorarmos o nosso assessoramento, com eles entendemos a realidade em que elas estão inseridas e pensamos ações que condizem com suas necessidades. É uma ação estratégica para ambos os lados”, relata Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Você também pode fazer parte desta transformação. Seja doador e apoie o trabalho da Fundação Abrinq. Ajude a melhorar o futuro de milhares de crianças no Brasil. Clique aqui.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais