Notícias

Apoio para quem mais precisa: Fundação Abrinq realiza visitas técnicas em organizações da sociedade civil

19/05/2023
Apoio para quem mais precisa: Fundação Abrinq realiza visitas técnicas em organizações da sociedade civil

Desde 1993, a Fundação Abrinq desenvolve o Programa Nossas Crianças, no qual repassa recursos financeiros para organizações da sociedade civil que realizam atendimento direto e gratuito à crianças e adolescentes, entre 0 e 18 anos, que estão em situação de vulnerabilidade social, bem como oferece assessoramento técnico e administrativo com o objetivo de fortalecê-las.

No atual ciclo de trabalho do programa (2022-2023), 25 organizações são atendidas e recebem o apoio técnico e financeiro da Fundação, de forma que possam ampliar e aprimorar seus atendimentos, realizar melhorias em espaços físicos, oferecer mais diversidade e qualidade nos alimentos ofertados às crianças e aos adolescentes, melhorar a gestão institucional, entre outros.

Entre os meses de março a junho, a Fundação Abrinq vem realizando visitas técnicas às organizações conveniadas ao programa para monitorar o desenvolvimento das iniciativas e garantir o uso adequado dos recursos repassados, a ação faz parte do assessoramento técnico. Como as 25 organizações estão espalhadas pelas cinco regiões do Brasil, trata-se de uma oportunidade de percorrer diversos municípios, para conhecer melhor as realidades locais, dialogar com as equipes dos projetos e ouvir as crianças e adolescentes atendidos. Essas visitas são importantes para, oferecer apoio de acordo com as necessidades verificadas, assim como também é uma forma de acompanhar o andamento das ações previstas nos projetos conveniados à Fundação Abrinq.

Para entender como o apoio é prestado às organizações, conheça o caso do Reino da Garotada de Poá, uma organização localizada na cidade de Poá, na grande São Paulo, que possui 79 anos de história e presta assistência, Educação e capacitação profissional para crianças, adolescentes, jovens e famílias de baixa renda da região.

Assistência para quem mais precisa

Iniciada em julho de 2022, a parceria entre o Reino da Garotada de Poá e a Fundação Abrinq nasceu de um desejo de promover a inovação nos cursos profissionalizantes da instituição. No caso, a Fundação ofereceu apoio técnico e financeiro para ampliar em 40 vagas o total de adolescentes de 15 a 18 anos beneficiados pelo projeto Logística, que promove o Curso de Logística - Auxiliar de Suprimentos. Atualmente, 43 adolescentes frequentam o projeto nas turmas em andamento. 

Neste curso, os beneficiados participam de formações sobre módulos de informática, técnicas de armazenagem, estoque e gestão de produtos. Também há a realização de atendimentos e acompanhamentos da equipe psicossocial aos adolescentes e às famílias dos atendidos.

De acordo com Roseli Lopes Lordelo, coordenadora geral da instituição, “tivemos a felicidade de sermos selecionados no edital da Fundação Abrinq e ficamos mais felizes ainda pois o nosso curso tem atendido as nossas expectativas, já que registramos uma demanda muito expressiva de adolescentes procurando as aulas, assim como acabamos encaminhando alguns dos adolescentes para vagas em empresas da região. Isso é muito importante. Posso dizer que a parceria tem promovido muitos frutos, não só para o curso, mas para a instituição como um todo”, afirma.

Foto Reino

O curso de logística é dividido em duas turmas. A primeira permanece na instituição durante o período da manhã e vai para a escola no período da tarde. Já a segunda frequenta as aulas regulares durante a manhã e participa do curso pela tarde. Ambas as turmas têm a oportunidade de receber alimentação balanceada ao almoçar no Reino da Garotada de Poá.

O recurso financeiro destinado pela Fundação Abrinq é utilizado no pagamento dos dois professores responsáveis pelo curso. De acordo com Wesley Augusto da Silva, um dos instrutores: “para mim foi muito gratificante poder estar com esses jovens. Não se trata de ensinar matemática ou logística para eles. É uma lição de vida. Para mim, eles saírem no final do curso, agradecendo, mudando de vida, conseguindo um emprego, é o primordial. A gente consegue ver a empolgação deles com o material pedagógico adequado, alimentação de qualidade e o conteúdo. Dificuldades existem, mas o apoio da Fundação Abrinq ajuda esses jovens a poderem focar no futuro, deixando tudo mais leve”.

Vidas transformadas e sonhos mais próximos

Entre os adolescentes, é nítida a empolgação com as aulas e o desejo de aprender, conseguir um emprego e poder ajudar a família. Durante a visita técnica, a equipe da Fundação Abrinq teve a oportunidade de conhecer algumas histórias impactadas pelo trabalho do Reino da Garotada de Poá e pelo apoio da Fundação. Uma delas é a de Sara, de 18 anos.

A adolescente relata que, na infância, tinha certa dificuldade nos estudos, principalmente com matemática, por apresentar alguns episódios de convulsão, o que prejudicava em certo grau o entendimento do conteúdo ministrado. Segundo Sara, a maioria dos professores não tinha paciência para oferecer o apoio necessário a ela.

“O curso de logística está me ajudando bastante com isso. Estou conseguindo fazer mais contas de cabeça e os professores são muito pacientes. Eu já fiz o tratamento, mas tenho hiperatividade. Então, na minha infância, a cada movimento meu, toda minha família ficava preocupada. Às vezes eu estava dormindo e me movimentava, aí minha irmã já corria para ver se estava tudo bem. Hoje em dia, com um mês de curso, já sinto que as aulas têm me ajudado bastante, inclusive na interação com as pessoas. Já pensei em fazer Direito ou até mesmo ser modelo, mas enquanto não decido, meu amigo que faz faculdade me disse que tem aulas de logística, então achei que seria bom para mim participar desse curso”, afirma a adolescente.

Foto Reino 2

Já Gabriel, de 18 anos que também participou do curso de logística, conseguiu sua colocação profissional e agora busca se desenvolver mais para conseguir um futuro melhor. “O curso foi muito importante para poder organizar minha vida profissional. Tanto que, atualmente, estou até fazendo o curso de administração aqui no Reino. No meu trabalho, consigo utilizar o que aprendi no curso no meu dia a dia, na parte de produção, quanto tempo o material vai levar para chegar no cliente. Lá a gente faz blocos e outros materiais de construção. E aí toda a logística de produção, de transporte, entrega e tempo para tudo isso utiliza os conceitos que aprendi no curso. Posso dizer que a minha vida mudou. Antigamente eu não tinha muita afinidade com algumas ferramentas de computador. Hoje, já posso ajudar o meu pai e a minha tia com isso, inclusive na parte financeira”, explica.

Outro adolescente que conseguiu ajudar a família no ramo profissional foi o Caio, de 18 anos, que hoje trabalha na hamburgueria da família. “Conheci o Reino da Garotada de Poá por meio de um amigo. Ele me disse que tinha vaga e eu fiquei em dúvida. Perguntei para minha mãe e ela me incentivou, disse que ficar em casa esperando não daria certo. Passei pelo curso de Excel avançado, auxiliar administrativo até chegar em logística, que foi quando me apaixonei. É um curso incrível! Depois de muita ajuda do professor Wesley, conseguimos otimizar a hamburgueria da família, principalmente na parte de logística financeira. Hoje me sinto mais realizado podendo ajudar a minha família. Antes sofríamos bastante por não saber otimizar o trabalho, mas quando aprendi o conteúdo do curso de logística, percebi que era o que faltava para tudo dar certo”, conta.

Foto Reino 3

Novo edital para seleção de novas organizações

A Fundação Abrinq abriu, no dia 18 de maio, um novo edital para seleção de 30 novas organizações da sociedade civil que trabalham com a infância e a adolescência. As selecionadas receberão apoio técnico e financeiro por 24 meses, durante o ciclo 2024-2025 do Programa Nossas Crianças. 

Serão mais de R$ 5 milhões de reais investidos para que as organizações selecionadas consigam melhorar o atendimento direcionado à crianças e adolescentes.

Clique aqui para conferir o edital e realizar sua inscrição.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais