Notícias

Fundação Abrinq recebe mais de mil inscrições de projetos sociais para financiamento

10/05/2021
Fundação Abrinq recebe mais de mil inscrições de projetos sociais para financiamento

As inscrições para o Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq, encerraram na última sexta-feira (30) e as organizações que finalizaram o preenchimento de seus projetos no Edital 2021-2023 seguem para a primeira etapa de avaliação.

O programa tem como objetivo fortalecer organizações sociais que atendem diretamente crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Para isso, oferece apoio técnico, administrativo e financeiro durante 24 meses, a fim de qualificar o atendimento das instituições e consolidar suas atuações.

Neste ano, o edital voltou-se para projetos que atuam nos seguintes temas:

  • Combate ao trabalho infantil: iniciativas que realizam ações de prevenção e/ou combate a situações de trabalho infantil, incluindo suas piores formas;
  • Combate à violência doméstica e sexual: iniciativas que realizam ações de prevenção e/ou combate às diversas formas de violência;
  • Qualificação profissional: iniciativas que realizam ações de capacitação profissional promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades práticas e empreendedoras que permitam ao adolescente a ampliação de oportunidades de inserção no mercado de trabalho;
  • Saúde mental: iniciativas que realizam ações de cuidado e atendimento em saúde mental com foco na redução da depressão, ansiedade, automutilação e comportamento suicida.

“Desde 1993 temos um compromisso com as organizações sociais e mais do que nunca, queremos valorizar e dar voz a quem também possui uma atuação em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Esperamos ajudar neste momento de tantos desafios para que possamos beneficiar, juntos, milhares de crianças”, relata Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

Mais de mil projetos, de 25 estados e do Distrito Federal, foram inscritos e estão concorrendo ao apoio da Fundação. Confira abaixo as regiões e os eixos de atuação das organizações que serão avaliadas:

gráfico

 

“O número de iniciativas inscritas é um reflexo do momento que estamos vivendo. Muitas instituições precisam, mais do que nunca, de apoio para seguirem com seus trabalhos e este edital oferece isso. Ficamos muito felizes em saber que podemos levar esperança para organizações de todo o Brasil”, completa Victor.

 

Seleção dos projetos

O processo de análise e seleção dos projetos acontecerá até setembro de 2021 e será dividido em seis etapas, sendo:

1º etapa: análise documental da organização, realizada em maio;

2º etapa: análise do projeto — é avaliada a proposta do projeto, por exemplo, eixo de atuação, diagnóstico, objetivo, atividades realizadas, resultados já conquistados, entre outros, realizada em maio;

3º etapa: visita técnica às organizações, realizada em junho e julho;

4º etapa: avaliação dos projetos visitados na fase anterior, realizada em julho;

5º etapa: divulgação dos projetos selecionados, realizada em agosto;

6º etapa: formalização do convênio com as organizações selecionadas, realizada em agosto;

Ao todo, 20 iniciativas serão conveniadas para o novo ciclo e receberão o assessoramento da Fundação Abrinq. O valor total do aporte financeiro pode chegar até R$ 192 mil por iniciativa ao longo dos 24 meses.

Todas as etapas do processo seletivo serão divulgadas pelo site e pelas redes sociais oficiais da Fundação Abrinq. Acompanhe!

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais