Notícias

Um sorriso novo transformou completamente a vida da Deise

17/07/2023
Um sorriso novo transformou completamente a vida da Deise

Com o Programa Adotei um Sorriso, a Fundação Abrinq busca viabilizar o acesso gratuito aos serviços de saúde bucal e atendimento psicológico para crianças e adolescentes atendidos pelas organizações da sociedade civil integrantes do programa por meio de voluntários. A iniciativa, presente desde 1997, já foi responsável por transformar milhares de vidas.

Uma das pessoas beneficiadas pelo programa foi a Deise, uma garota de 14 anos que morava na periferia de São Paulo – SP e frequentava um Centro para Juventude da Zona Leste da cidade. Por questões financeiras, ela nunca teve a oportunidade de fazer um tratamento dentário do início ao fim e, por isso, foi inscrita no Programa Adotei um Sorriso.

“Talvez por sorte ou algo maior, eu caí sob os cuidados das mãos gentis e atenciosas da doutora Anamaria Covaski que, além de dentista, foi um exemplo e uma grande amiga”, relata Deise. Segundo ela, a experiência impactou a sua vida muito além do tratamento.

O programa não só deu autoestima para Deise, mas também a ajudou a construir um relacionamento forte com alguém que se importava por inteiro com ela, não apenas com o número de cáries na sua boca. “A doutora me ouvia e me orientava em um momento tão importante de transformação de uma menina que vivia sozinha em um ambiente de periferia da maior cidade do país”, explica.

“Os anos foram passando e minha amizade e admiração pela doutora só aumentavam”, continua Deise. A admiração e a amizade ficaram tão grandes que, quando a dentista avisou que estava grávida de seu primeiro filho, Deise decidiu dar um presente. Era uma boneca de dentista e uma toalha bordada, mas a Dra. Anamaria acabou saindo de licença-maternidade e ela não conseguiu entregar as lembranças a tempo.

Um sorriso novo transformou completamente a vida da Deise


Antes de a licença acabar, Deise acabou saindo do Programa Adotei um Sorriso aos 18 anos sem dar os presentes e sem contar para a Dra. Anamaria do seu mais novo sonho: se tornar uma dentista também. “Tive vergonha de que ela achasse graça e, assim, preferi não contar nada enquanto ela cuidava de mim”, explica.

Com muito empenho e dedicação, Deise começou a trabalhar e conseguiu uma bolsa de estudos para ir atrás do seu sonho. “Estudei, me formei dentista e, aos 30 anos, depois de passar por algumas clínicas particulares, abri o meu próprio consultório”, conta a Dra. Deise Braga.

A profissional conta que o presente que não conseguiu entregar para a Dra. Anamaria hoje se encontra na sua própria bancada. “Meus pacientes nem desconfiam, mas aquela bonequinha de nariz quebrado representa carinho, humanidade, força de vontade e a realização de um sonho”, afirma.

“Atualmente, é com muito orgulho e satisfação que sou voluntária da Fundação Abrinq no mesmo programa que mudou minha vida”, comenta a dentista. No Programa Adotei um Sorriso, ela está agora responsável por realizar o tratamento dentário de duas crianças.

“Espero poder fazer a diferença para melhor na vida delas, assim como a doutora Ana fez a diferença na minha, pois podemos ir além de cuidar apenas de sorrisos, podemos transformar a vida das pessoas”, finaliza a Dra. Deise.

Ajude a transformar outras vidas como a da Deise. Torne-se você também um voluntário do Programa Adotei um Sorriso.

Caso não seja dentista ou psicólogo, você também pode colaborar com a causa da infância e adolescência. Seja um doador da Fundação Abrinq.

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais