Notícias

Um recomeço: conheça a história de Jaqueline e o pequeno Kaique

21/02/2025
Um recomeço: conheça a história de Jaqueline e o pequeno Kaique

Jaqueline Lopes, de 37 anos, vive em Curvelo - MG, mas a sua trajetória começou em São Paulo. Filha de um mineiro que levou a família de volta às suas raízes, Jaqueline construiu sua vida em Curvelo, onde enfrentou desafios e ressignificou sua jornada.

Ao longo de sua vida, Jaqueline enfrentou desafios que a transformaram em uma mulher forte e determinada. Aos 32 anos, ela recebeu um diagnóstico que abalaria qualquer pessoa: câncer no colo do útero. Durante dois anos, Jaqueline dedicou-se ao tratamento, enfrentando com coragem um período de incertezas sobre seu futuro.

Quando finalmente recebeu alta médica, ela decidiu que era hora de ser mãe. No entanto, o caminho até a maternidade também não seria fácil. Jaqueline enfrentou dificuldades para engravidar, precisando lidar com problemas de ovulação e uma ansiedade crescente. Após três anos de tentativas, já em tratamento para fertilização pelo SUS, aconteceu o inesperado: ela engravidou de maneira natural.

A descoberta da gestação trouxe alegria, mas também muitos medos. Jaqueline estava ciente dos riscos envolvidos, tanto por conta de sua idade quanto por seu histórico de saúde. Com dúvidas e inseguranças, procurou imediatamente o pré-natal, onde recebeu todo o acompanhamento médico necessário para cuidar de si e do bebê. Foi durante uma dessas consultas que uma agente de Saúde a convidou para participar de um grupo de gestantes, uma iniciativa apoiada pela Fundação Abrinq, por meio do Programa 1000 Dias.

O grupo reúne gestantes para encontros mensais com especialistas que participaram de formações realizadas pela Fundação. Ali, Jaqueline encontrou acolhimento, informação e força para encarar os desafios da maternidade. Em uma das reuniões, ela pôde levar o companheiro e aprender mais sobre a importância do acompanhante no parto. Além disso, aprendeu mais sobre temas como a rede de apoio.

“Eu pude aprender mais. Soube até de mitos que existiam antigamente. Isso até me preocupou muito, pois o pessoal mais velho tinha um pensamento bem diferente sobre como é cuidar de um bebê”, relatou.

Além do aprendizado, Jaqueline foi uma das gestantes contempladas com o enxoval doado pela Fundação Abrinq em janeiro. O kit, cuidadosamente preparado, continha tudo o que seria necessário para os primeiros cuidados com o bebê: bolsa maternidade, roupas para diferentes temperaturas, toalhas, manta, luvas, touca, fraldas, entre outros itens essenciais. O presente trouxe alívio e segurança para Jaqueline, que agora se sente preparada para acolher o filho com conforto e carinho.

Foto kit

“Eu já tinha alguns itens, mas esse kit completo vai ser muito útil. Eu gostei muito, pude ver que tudo foi feito com muito carinho”, conta.

Hoje, com oito meses de gestação, ela está cheia de expectativas e gratidão. Kaique, seu bebê mais do que especial, tem previsão para nascer até o dia 10 de março. E, enquanto espera pelo grande dia, ela reflete sobre tudo o que viveu e sobre como cada desafio a tornou mais forte.

A Fundação Abrinq também trabalha para transformar histórias de mães como a Jaqueline, para que seus filhos e filhas venham ao mundo cheios de saúde. Mas para isso, precisamos da sua ajuda! Faça uma doação e seja o herói na vida de alguém clicando aqui.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais