Notícias

Livro A voz das crianças no Brasil marca a trajetória da Fundação Abrinq em defesa da infância e adolescência

26/07/2021
Livro A voz das crianças no Brasil marca a trajetória da Fundação Abrinq em defesa da infância e adolescência

Histórias que fizeram parte da criação e da trajetória da Fundação Abrinq em defesa dos direitos da infância e adolescência foram reunidas na publicação A voz das crianças no Brasil, lançada, com o apoio das empresas DSM, Phisalia e Special Dog, hoje, em comemoração aos seus 31 anos. A publicação traz também, por meio de imagens e declarações, o contexto histórico da época da criação da organização.

Por um Brasil melhor

Antes de 1990, ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi promulgado, juridicamente, as crianças e os adolescentes não eram reconhecidos como detentores de direitos. A mudança veio a partir do artigo 227 da Constituição Federal de 1988 que, por uma conquista social, os tornou sujeitos de direitos e de garantias fundamentais.

No início, havia a vontade de defender os direitos dessa parcela da população e de contribuir para a construção de um Brasil melhor. Em harmonia com o espírito da época, que era o de erguer um novo país, empresários do setor de brinquedos, se uniram para materializar um futuro em que todas as crianças e todos os adolescentes tivessem acesso à educação, à saúde, ao lazer, à cultura e à segurança. Dessa vontade nasceu a Fundação Abrinq.

Direito de ser criança

Em 1990, o conceito de investimentos socialmente responsáveis e as discussões sobre o papel das empresas na sociedade ainda não eram populares. Mas esses empresários consideravam que suas funções iam além de gerar empregos e pagar impostos: por meio de seus conhecimentos gerenciais, de seus recursos e de suas capacidades de articular forças e de engajá-las, eles poderiam atuar em parceria com governos, empresas, indivíduos e outras organizações sociais em prol da infância e da adolescência. A Fundação buscou a união de forças, saberes e potencialidades em prol de um objetivo comum: a defesa dos direitos do público infantojuvenil.

A publicação descreve a criação e o desenvolvimento, ao longo dos anos, dos principais programas e projetos desenvolvidos pela Fundação Abrinq voltados para promover o acesso à educação de qualidade, saúde, erradicação do trabalho infantil e proteção contra todos os tipos de violência, com ações pautadas pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas (1989), pela Constituição Federal (1988) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). “Todos os programas e projetos da Fundação visam recuperar e reescrever futuros. Mais de 8 milhões de crianças e adolescentes tiveram os seus direitos assegurados”, afirma Synésio Batista da Costa, presidente da Fundação Abrinq.

Protagonismo do Terceiro Setor

Além da defesa dos direitos, outra prioridade foi a divulgação de experiências bem sucedidas que propuseram novas soluções à sociedade. O objetivo era mostrar que é possível melhorar as condições da infância no Brasil, premiando boas iniciativas e inspirando a sua adoção por parte de outros agentes.

“A Fundação Abrinq mudou a atuação do Terceiro Setor de patamar. Antes, as entidades que trabalhavam com crianças e adolescentes tinham perfil muito filantrópico. Por contar com a presença de empresários, ela trouxe transparência e governança profissionais, o que influenciou o setor inteiro”, considera o advogado Rubens Naves, conselheiro da organização desde 1996.

A organização manifesta, desde o seu início, a vocação de entidade de assessoramento, defesa e garantia de direitos capaz de intermediar positivamente a relação entre quem precisa de recursos e quem dispõe deles. “Sempre que visito as organizações que apoiamos, volto com as baterias recarregadas. Também é uma grande emoção quando encontro com algum jovem ou adulto que passou por um dos nossos programas. Nesses momentos, percebemos o quanto a Fundação Abrinq realmente faz diferença na vida das pessoas”, revela Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq.

A Fundação Abrinq se dedica a garantir um futuro melhor para milhares de meninos e meninas no Brasil. A missão é contínua e será necessário seguir sempre em frente na luta por uma sociedade mais justa e responsável pela proteção e pelo pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

Conheça a trajetória da Fundação Abrinq na luta pelos direitos da infância e da adolescência no Brasil. Faça o download da publicação!

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais