
O mês de maio, também conhecido como Maio Laranja, é uma época muito importante para se direcionar uma atenção ainda maior para um problema que acontece o ano todo: a violência sexual contra crianças e adolescentes. Para combater o problema, é fundamental que a sociedade se mobilize, principalmente as empresas, que contam com um grande poder de influência.
Durante este mês de mobilização nacional para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, a rede de Empresas Amigas da Criança da Fundação Abrinq demonstrou, na prática, seu compromisso com a proteção e o cuidado com a infância e adolescência. Com ações educativas, campanhas de conscientização e mobilização de colaboradores, clientes e demais partes interessadas, essas iniciativas reforçaram que o enfrentamento à violência começa com informação, empatia e atitude.
Confira abaixo algumas das ações realizadas pelas participantes do Programa Empresa Amiga da Criança:
Minasrey
Além de campanhas digitais, a Minasrey distribuiu uma atividade temática para os filhos dos colaboradores realizarem em casa, com o objetivo de incentivar conversas suaves e educativas sobre educação infantil. Também promoveu rodas de conversa com os colaboradores pais, montou um mural de conscientização e distribuiu folhetos informativos para o público interno.
Hidrosam
A Hidrosam realizou uma palestra, como parte de uma campanha de sensibilização interna sobre sinais de abuso e como agir. Além disso, divulgou materiais educativos sobre o tema em seus canais internos e outros conteúdos nas suas redes sociais, para o público externo, incluindo o uso de hashtags. Por fim, produziu uma matéria no site da empresa, com informações relacionadas ao tema.
Usina Petribu
A Usina Petribu ofereceu para as crianças estudantes da Escola Josepha de Petribu, instituição de educação gratuita para os filhos de colaboradores e moradores da região, uma palestra e atividades educativas ministradas pela psicóloga Priscila Miranda. Na ocasião, as crianças puderam aprender mais sobre o que fazer e como identificar e se proteger em casos de violência sexual.
Gala
A empresa Gala realizou treinamentos com seus colaboradores sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, e organizou palestras e eventos educativos nas escolas da região, em parceria com a Assistência Social do seu município.
Special Dog
A Special Dog conta com um comitê interno, composto por colaboradores de diversas áreas, para planejar e executar ações sociais durante o ano. Entre as várias ações realizadas, estão a divulgação de materiais informativos para os colaboradores, a decoração temática nos espaços de trabalho, a adesivagem de caminhões, o sorteio de livros infantis sobre o assunto, ações de sensibilização, a realização de uma peça teatral para crianças e adolescentes do município e a organização de uma palestra para o público externo.
Timbaúba S.A.
A Timbaúba S.A. possui uma parceria com o Instituto Água Viva (IAV), localizado no sertão baiano, apoiando 200 crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos. Preocupada com o bem-estar e segurança deles, a empresa promoveu palestras com os gestores de compliance do grupo presencialmente nas instalações do IAV.
Caldex
A Caldex realizou uma campanha de conscientização nas redes sociais, com clientes, fornecedores e colaboradores, reforçando a importância da denúncia e da proteção da infância. A divulgação foi feita com postagens em carrossel nas redes e materiais de apoio com orientações.
Credi-shop
A Credi-shop reforçou junto aos colaboradores, por meio dos canais internos, a campanha Pode Ser Abuso, promovida pela Fundação Abrinq, com foco na conscientização e no combate a qualquer forma de violência sexual contra crianças e adolescentes.
DSM
A DSM realizou palestras em escolas voltadas à conscientização sobre o 18 de Maio e a proteção de crianças e adolescentes.
Malas Cruzeiro
A Malas Cruzeiro promoveu a temática por meio das mídias da empresa e canais internos de comunicação, como e-mail e WhatsApp para os funcionários.
Kaefer
A Kaefer desenvolveu ações internas utilizando os materiais da campanha nos Diálogos Diários de Segurança (DDS) e treinamentos com os funcionários nas obras. Os conteúdos foram trabalhados de forma prática com os colaboradores.
YKZ Confecções
A YKZ Confecções imprimiu e expôs nos quadros de aviso da empresa os materiais da campanha enviados pela Fundação Abrinq, reforçando o combate à violência sexual.
CPTM
A CPTM realizou uma campanha sobre o tema em parceria com a Plan International Brasil.
MartPet
A MartPet divulgou peças digitais sobre o 18 de Maio, desenvolvidas e veiculadas pela empresa ao longo dos últimos três anos.
Itaipu
A Itaipu manteve o apoio conjunto com a Childhood Brasil para tratar da pauta de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Colorado
A Colorado replicou a campanha da Fundação Abrinq nos murais internos e nas redes sociais da empresa.
Kilbra
A Kilbra desenvolveu ações internas com informativos afixados em locais visíveis, como murais, para alertar os colaboradores sobre a importância do combate à violência sexual infantil.
Chaves Gold
A Chaves Gold reforçou sua política interna antiassédio, vigente há mais de três anos, com canal de ouvidoria ativo e palestras anuais ministradas por advogados para os colaboradores sobre o tema.
West Cargo
A West Cargo realizou campanha presencial e online com motoristas e outros colaboradores no dia 19 de maio. A ação incluiu treinamento, materiais do Programa da Mão Certa e exibição de vídeos da campanha Faça Bonito 2025.