Notícias

As mudanças na vacinação contra poliomielite

10/04/2024
As mudanças na vacinação contra poliomielite

Em um passo significativo para a saúde pública, o Brasil se prepara para uma mudança histórica na imunização contra a poliomielite. A partir do primeiro semestre de 2024, a vacina oral, amplamente conhecida como 'gotinha', começou a ser substituída pela vacina intramuscular, produzida com vírus inativado.

Essa transformação no protocolo vacinal é parte de um esforço global liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que espera que a vacina inativada substitua totalmente a oral em todo o mundo até 2030. A decisão da mudança, no Brasil, é respaldada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que recomenda a adoção exclusiva da vacina inativada na dose de reforço, aplicada aos 15 meses de idade.

Atualmente, o cronograma de vacinação brasileiro inclui três doses injetáveis da Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP) administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida, seguidas por duas doses de reforço com a vacina oral, administradas aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Com a transição para a vacina intramuscular, as crianças brasileiras que completarem as três primeiras doses da vacina receberão apenas uma dose de reforço com a VIP aos 15 meses. Isso significa que a dose de reforço administrada aos 4 anos não será mais necessária, uma vez que o esquema vacinal com quatro doses da VIP garantirá a proteção adequada contra a poliomielite.

O Ministério da Saúde destaca que essa atualização representa um avanço tecnológico para melhorar a eficácia do esquema vacinal, e não o fim imediato da vacina oral. O período de transição permite que a população se ajuste às mudanças e garanta uma migração tranquila para o novo protocolo.

Cobertura vacinal

Dados preliminares do Ministério da Saúde, apresentados no final de 2023, indicam um aumento significativo na cobertura vacinal contra a poliomielite, passando de 67,1% para 74,6% em comparação entre 2022 e 2023. Esses números são particularmente encorajadores, considerando a tendência de queda nos índices vacinais observada no país desde 2016.

Procure o posto de Saúde mais próximo de sua residência para mais informações sobre a atualização no esquema vacinal contra a poliomielite. Mantenha a caderneta vacinal das crianças sempre atualizada.

Confira mais notícias sobre o assunto

Poliomielite: cobertura vacinal e estratégias de combate à doença

Conheça a realidade sobre 5 mitos envolvendo a vacinação em crianças e adolescentes

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais