Notícias

Neste Dia de Doar, aqueça o seu coração e doe esperança

30/11/2021
Neste Dia de Doar, aqueça o seu coração e doe esperança

Doar transforma vidas. É mais que um ato de cidadania e solidariedade, ele é capaz de elevar a felicidade do doador e melhorar a vida de quem recebe.

O Dia de Doar, que está sendo celebrado este ano na data de hoje, 30 de novembro, faz parte de um movimento mundial chamado de “terça-feira de doação”, em inglês, GivingTuesday. A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças norte-americano, uma resposta solidária à Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro.

No Brasil, a primeira edição foi realizada em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no calendário global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Na edição de 2020, ano marcado pelo início da pandemia de COVID-19, a data arrecadou mais de R$ 2 milhões em doações online. No total, mais de 28 milhões de pessoas foram alcançadas por meio das redes sociais.

Incentivar a cultura de doar

A ideia é incentivar a cultura de doar, como a pessoa puder. A expectativa é que milhões de pessoas no país sejam estimuladas a realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade, que o Brasil tanto precisa nesse momento.

Cada vez mais se fazem necessárias ações para disseminar a importância da cultura de doação no país, visto que esse movimento tem seu potencial de transformação comprovada e é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, desenvolvida de forma sustentável e igualitária.

A pandemia da COVID-19 deu início a uma onda de solidariedade. Iniciativas importantes surgiram para proporcionar ajuda em diversos aspectos associados a essa crise. Um exemplo é a campanha Não deixe a fome matar mais que o Coronavírus, criada em março de 2020 pela Fundação Abrinq, que doou 594 toneladas de alimentos para 27 mil famílias em todo país, graças ao apoio de pessoas e empresas que contribuíram com a iniciativa que em 18 meses, arrecadou mais de R$ 2 milhões. A distribuição das cestas básicas teve apoio de 84 organizações da sociedade civil parceiras, localizadas em 46 cidades de 19 estados e Distrito Federal.

A causa da infância precisa de apoio

Entre tantas causas fundamentais para um mundo mais justo e generoso para todos, a da infância é uma das que precisa de apoio.

Diariamente, as crianças e os adolescentes enfrentam inúmeras dificuldades para terem acesso a direitos considerados fundamentais como educação de qualidade, saúde e proteção contra todas as formas de violência.

Segundo dados do Observatório da Criança e do Adolescente da Fundação Abrinq, no Brasil, mais de 18 milhões de meninas e meninos, de até 14 anos de idade, vivem na pobreza, o que representa 45,5%, ou seja, quase metade das crianças brasileiras.

O trabalho infantil e a violência sexual são outros indicadores que continuam alarmantes: cerca de 1,7 milhão de crianças e adolescentes continuam expostos ao trabalho precoce, colocando em risco seu desenvolvimento e sua segurança, enquanto a média diária de notificações de violência sexual contra crianças e adolescentes chega a 80. Sem considerar os casos que permanecem em silêncio, ou seja, não são notificados.

Há 31 anos, a Fundação Abrinq se dedica para garantir um futuro melhor para milhares de meninos e meninas no Brasil. A missão é contínua e será necessário seguir sempre em frente na luta por uma sociedade mais justa e responsável pela proteção e pelo pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

Conheça o trabalho da Fundação Abrinq e, neste Dia de Doar, doe esperança para quem mais precisa. Clique aqui ou doe via Pix – pix@fadc.org.br.

Tags

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais