Notícias

O voluntariado que transforma vidas: conheça o Programa Adotei um Sorriso

25/08/2022
O voluntariado que transforma vidas: conheça o Programa Adotei um Sorriso

Preocupada com diversos aspectos da formação de crianças e adolescentes, a Fundação Abrinq, por meio do Programa Adotei um Sorriso, promove ações e atividades, com o auxílio do voluntariado, que ensinam e fortalecem hábitos de higiene bucal na infância, além de abordar boas práticas relacionadas à saúde mental. Dessa forma, a intenção é de que a criança possa incorporar esses cuidados em sua rotina com maior facilidade.

O programa, que foi criado em 1997, fornece acesso gratuito aos serviços de saúde bucal e atendimento psicológico para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Por isso, atua com dentistas e psicólogos que, de forma voluntária, dedicam seu tempo e sua formação para atender uma ou mais crianças em seus consultórios ou participam de ações preventivas em organizações parceiras da Fundação Abrinq, em todas as regiões do Brasil.

Como é possível se voluntariar? 

Para se tornar um voluntário amigo da criança, é necessário realizar o cadastro no sistema do programa, disponível aqui. Nele, o voluntário realiza a leitura da Política de Proteção à Criança e ao Adolescente, além de conhecer, também, o Código de Ética e Conduta da Fundação Abrinq. Em seguida, é preciso aceitar os dois documentos e o Termo de Adesão do profissional voluntário do programa. Após o cadastro, a Fundação analisa a inscrição do profissional levando em consideração os critérios abaixo: 

Critérios de seleção

1 – Análise e validação das informações cadastrais preenchidas no sistema do programa;
2 – Análise do número do conselho regional para verificar validade e atividade;
3 – Após a análise documental, a Fundação Abrinq entra em contato para uma breve conversa de apresentação, bem como para verificar a disponibilidade de agenda.

Como funciona o atendimento?

Atendimento clínico

Com solicitações de atendimento próximas ao consultório do especialista, a Fundação Abrinq entrará em contato para consultar a agenda do dentista ou do psicólogo e marcar a consulta. No dia do procedimento, o profissional receberá a criança em seu consultório, acompanhada por pais ou responsáveis e portando documentos pessoais. 

Após a consulta, caso haja a necessidade e o interesse das partes em seguir o tratamento, o voluntário e os responsáveis podem agendar novas consultas em outras datas.

Por fim, o especialista deve acessar o sistema do programa e inserir as informações sobre o atendimento realizado.

Atuação em ações preventivas

Os voluntários também podem atuar em uma das organizações parceiras da Fundação Abrinq, por meio de ações educativas sobre temas previamente acordados com as instituições. Dentre essas atividades, podem ser realizadas:

- Atividades educativas com dentistas

Com o objetivo de abordar e ensinar diferentes assuntos sobre a saúde bucal (por que escovar os dentes? O que é uma cárie? Qual a influência da alimentação na higiene da boca?)

- Escovação dental supervisionada

Esta atividade visa orientar e estimular a incorporação de bons hábitos de higiene bucal em crianças e adolescentes. Também é possível ensinar aos professores sobre como acompanhar a escovação no dia a dia.

- Triagem odontológica

Nesta ação, o voluntário participa de triagens nas organizações para identificar quais crianças e adolescentes necessitam de atendimento odontológico.

- Atividades com psicólogo

São ações educacionais para explicar o que é e qual a importância da saúde mental, além de abordar temas como transtornos mentais e sessões de terapia. Podem ser realizadas por meio de rodas de conversa ou vídeos produzidos pelos voluntários.

Como uma Organização da Sociedade Civil pode solicitar atendimento?

Para solicitar o atendimento de um voluntário, a organização deve entrar no sistema do Programa Adotei um Sorriso, preencher os dados e enviar os documentos solicitados, além de informar o tema que gostaria que fosse trabalhado.

Após o envio da solicitação, o programa fará uma análise e identificará um voluntário disponível para realizar a ação. Depois, a equipe da Fundação Abrinq entra em contato com a organização para alinhar as atividades que serão desenvolvidas, além do dia e horário.

A importância do voluntariado

No dia 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado. A data tem o objetivo de reconhecer o trabalho e esforço de pessoas que dedicam seu tempo e conhecimento, de forma solidária, para causas de interesse social e comunitário. 

Existem diferentes maneiras e locais para ser um voluntário. Seja no bairro, na comunidade, em organizações sociais ou empresas, sempre é possível organizar uma ação que proporcione o bem ao outro sem esperar algo em troca. 

Faça parte do Programa Adotei um Sorriso

Até o momento, quase 300.000 crianças e adolescentes já foram beneficiadas com o esforço e trabalho dos voluntários em parceria com a Fundação Abrinq e as organizações sociais que integram o Programa Adotei um Sorriso. No entanto, muitas crianças e muitos adolescentes ainda precisam de apoio para terem acesso a estes serviços de saúde. Realize seu cadastro e seja um voluntário amigo da criança. É simples e rápido. Clique aqui e participe.

Veja outras notícias sobre o tema: 

Dentistas voluntários beneficiam 469 crianças e adolescentes em ações do Programa Adotei um Sorriso
Fundação Abrinq precisa de novos voluntários

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais