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Fundação Abrinq inicia processo de avaliação dos projetos inscritos no Prêmio Criança 2022

08/07/2022
Fundação Abrinq inicia processo de avaliação dos projetos inscritos no Prêmio Criança 2022

As inscrições para o Prêmio Criança 2022 encerraram no dia 30 de junho. As organizações da sociedade civil tiveram exatamente um mês para cadastrarem seus projetos no edital lançado pela Fundação Abrinq. 

Neste ano, a premiação tem como objetivo reconhecer iniciativas voltadas à saúde mental de crianças e adolescentes. Para isso, as instituições precisaram, no ato da inscrição, estar em conformidade com os requisitos do processo seletivo e desenvolver, há pelo menos 12 meses, projetos associados a um dos eixos abaixo: 

Eixo 1: projetos que visam diminuir as chances de ocorrências de problemas relacionados à saúde mental em crianças e adolescentes expostos a fatores de risco; 

Eixo 2: projetos que visam identificar e evitar o agravamento de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes;

Eixo 3: projetos que visam oferecer cuidado e atendimentos clínicos voltados à saúde mental, bem como promover a redução de fatores de risco.  

Ao todo, 54 projetos foram inscritos na expectativa de receber o reconhecimento da Fundação Abrinq. A região Norte foi a única que não teve iniciativas inscritas, enquanto a região Sudeste obteve a maior concentração de projetos, com mais de 55% do total. 

Projetos inscritos por região

Processo de avaliação

Atualmente, todas as iniciativas seguem para a primeira fase de avaliação. Veja todas as etapas e as respectivas datas de cada uma:

Julho 
1ª etapa - análise documental:
são avaliados os documentos enviados pela organização no ato do cadastro.  

Agosto 
2ª etapa - análise dos projetos inscritos:
nesta fase, as informações encaminhadas são avaliadas levando em consideração os seguintes critérios: 

•    Clareza na descrição da importância do projeto, indicando possíveis riscos, ameaças ou problemas de saúde mental, e quais soluções para o diagnóstico e prevenção são propostas;
•    Qualidade das ações e das metodologias empregadas no projeto; 
•    Existência de ações direcionadas aos familiares ou responsáveis do público atendido (no caso as crianças e os adolescentes);
•    Existência de relações de cooperação entre a organização executora do projeto inscrito e outras instituições públicas ou privadas da rede local ou regional ligadas às áreas da Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte, entre outras;
•    Natureza dos resultados alcançados pelo projeto;
•    Clareza na descrição dos recursos materiais, humanos e financeiros empregados na execução do projeto;
•    Existência de condições e/ou estratégias para a sustentabilidade institucional e financeira do projeto. 

Setembro 
3ª etapa - visitas técnicas:
aqui, as organizações que passaram pelas primeiras fases de avaliação recebem uma visita online da Fundação Abrinq para apresentarem seus projetos com maior proximidade e clareza e comprovarem a veracidade das informações enviadas. 

4ª etapa - Comitê Técnico de Especialistas: a quarte e última fase de avaliação é feita pelo Comitê Técnico de Especialistas, composto por profissionais da área da saúde mental, que realizará a escolha dos projetos vencedores.  

“Entendemos que a saúde mental continua sendo um tema fundamental e que requer atenção, mesmo estando em evidência após a pandemia, por isso, decidimos reconhecer, por mais uma edição, projetos voltados à promoção e ao cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes. É uma forma de lançarmos luz para um assunto que é extremamente importante e, ao mesmo tempo, fortalecermos as organizações que estão em contato direto com o nosso público-alvo, ressaltando que não estão sozinhas na caminhada por uma infância e adolescência justa e saudável para todos”, afirma Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq. 

A divulgação dos projetos vencedores acontecerá em outubro. Acompanhe o site e as redes sociais da Fundação Abrinq, todas as atualizações sobre o Prêmio Criança 2022 serão comunicadas pelos canais oficiais da instituição. 

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