Notícias

Fundação Abrinq atua no Nordeste para promover a segurança alimentar das crianças

25/05/2023
Fundação Abrinq atua no Nordeste para promover a segurança alimentar das crianças

A Fundação Abrinq está com mais uma nova iniciativa: o Projeto Nutrição, no qual contribui para a melhoria da saúde, nutrição e promoção da segurança alimentar e nutricional em crianças de 0 a 10 anos. Neste ano, o projeto conta com o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e está atuando no município de Itiúba – BA.

A iniciativa é importante porque a alimentação tem um papel fundamental em todas as fases da vida e finalidades específicas em cada uma delas. Uma nutrição adequada possibilita que o organismo se desenvolva plenamente, desde o nascimento até o final da adolescência, quando se completa a fase de crescimento.

Quando se considera a faixa etária dos 5 aos 10 anos, dados do Sistema Único de Saúde (SUS) de 2021 indicam que mais de 185 mil crianças apresentavam déficit de peso, ao passo que mais de 1,1 milhão estavam em situação de obesidade. A região Nordeste, onde está localizada Itiúba, é a que apresentava os piores índices.

Para cumprir o seu propósito com o Projeto Nutrição, a Fundação Abrinq vai, ao longo deste ano, proporcionar a formação de professores, agentes de Saúde, merendeiros e oficineiros, abordando o cuidado com a criança sob diversos aspectos, como Saúde, assistência social e Educação.

A ideia dos encontros é instruir profissionais que têm papel relevante na alimentação das crianças para que tenham mais conhecimentos sobre a temática. As formações iniciaram em abril e acontecerão até setembro. Até agora, ocorreram dois encontros, que contaram com a presença de mais de 200 profissionais da Saúde e da Educação.

Fundação Abrinq atua no Nordeste para promover a segurança alimentar das crianças


Em maio, a Fundação Abrinq também realizou a primeira avaliação antropométrica das crianças em Itiúba. Foram 131 medições de altura e peso de alunos matriculados em cinco escolas diferentes do município, que servirão como amostra estatística para acompanhar o desenvolvimento dos participantes do projeto.

Nesse momento, foi aplicada a Escala Brasileira de Antropometria (EBIA) com as famílias das crianças atendidas, para avaliar o seu acesso a alimentos e o seu estado de fome. Os pequenos identificados em situação de insegurança alimentar terão um acompanhamento mensal e mais próximo.

Além das formações e das avaliações antropométricas que acontecerão periodicamente ao longo do ano, a Fundação Abrinq fará encontros com as famílias para disseminar ainda mais conhecimentos relacionados à alimentação saudável e os direitos das crianças.

Ao final do ano, as medidas de altura e peso das crianças serão comparadas com as obtidas no começo da iniciativa, para que a Fundação Abrinq entenda melhor o impacto causado pelas atividades promovidas e encontre oportunidades de melhorias para o futuro.

Conheça outras iniciativas da Fundação Abrinq na área da Saúde:

Programa Adotei um Sorriso

Programa Mortalidade Zero

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais