A Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos que luta há mais de três décadas pelos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil, acaba de lançar Mudanças climáticas e seus impactos na sobrevivência infantil, uma publicação que, como o nome já diz, se propõe a discutir os efeitos do clima na vida das crianças.
Clique aqui para ler a publicação na íntegra.
Para marcar o lançamento, foi realizado um evento na sede da organização, no dia 12 de novembro, que contou com a presença de diversos stakeholders interessados em discutir sobre um futuro mais sustentável.
Os palestrantes convidados foram: Maria Beatriz Bonna Nogueira, chefe do escritório da ACNUR em São Paulo; Jéssica Schossler, coordenadora institucional da Associação Isaura Maia; Pedro Saad, Líder de ImPacto ODS17 – Pacto Global da ONU e CEO da Editora e Produtora Brasileira e World Observatory; e Mariana Santos, analista do Programa Emergência, da Fundação Abrinq.
Confira as fotos do lançamento aqui.
Evento de lançamento
A primeira convidada a se apresentar foi Mariana Santos, que contou sobre a atuação da Fundação Abrinq no Rio Grande do Sul em 2024, doando alimento e itens de necessidade para as famílias de crianças afetadas pelas enchentes, e criando Espaços Seguros e Amigáveis. Em seguida, Mariana antecipou tópicos da publicação e explicou como as crianças são as mais afetadas por emergências climáticas.
Maria Beatriz Bonna Nogueira foi a próxima, trazendo dados alarmantes sobre a situação dos refugiados no mundo, e como a mudança climática está relacionada com esse cenário. A chefe do escritório da ACNUR em São Paulo também contou como a agência fez a sua própria atuação quando as enchentes atingiram o Sul do país.
Em seguida foi a vez de Jéssica Schossler, que explicou como a Associação Isaura Maia, de São Leopoldo – RS foi afetada e atuou para ajudar durante as enchentes. A organização foi uma das conveniadas ao Programa Nossas Crianças entre 2021 e 2023, tendo servido como ponto de contato para a atuação da Fundação Abrinq no Rio Grande do Sul em 2024.
Por fim, Pedro Saad finalizou o evento reforçando a importância de se combater as mudanças climáticas, o papel do Pacto Global, da ONU, nessa empreitada e o trabalho da Produtora Brasileira na criação de documentários que educam mais sobre a situação no Brasil e no mundo.
Mudanças climáticas e seus impactos na sobrevivência infantil
A nova publicação lançada pela Fundação Abrinq tem o objetivo de mobilizar a sociedade para os impactos sofridos pelas crianças a partir das mudanças no clima. Para isso, conta com diversos capítulos destinados a explicar com detalhes como as alterações climáticas afetam a Alimentação, a Saúde e a Educação na infância, além dos desafios enfrentados pelo Brasil nessa temática.
Ao final, a Fundação Abrinq já antecipa a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, ou COP30, que ocorrerá no país em 2025, e faz um convite para que, diante do exposto na publicação, a sociedade se una para agir agora e garantir um futuro melhor para as crianças.