Notícias

Redes sociais para crianças: cuidados e prevenção

08/03/2024
Redes sociais para crianças: cuidados e prevenção

As redes sociais já são uma parte integral da vida atualmente, uma vez que oferecem plataformas digitais para conexão, comunicação e compartilhamento de informações com amigos, familiares, colegas de trabalho e, até mesmo, desconhecidos. Hoje em dia, existem inúmeros aplicativos e sites voltados à essa parte da internet e, por isso, tornou-se essencial entender não apenas seus benefícios, mas também os potenciais perigos que apresentam, especialmente para crianças e adolescentes.

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023, o número de crianças que se conectam cedo à internet cresceu: 24% dos participantes iniciaram o acesso à internet até os 6 anos de idade. Comparativamente, na edição de 2015 da pesquisa, essa proporção era de 11%.

Mas afinal, o que são redes sociais?

As redes sociais são plataformas online que permitem aos usuários criar perfis pessoais, interagir com outras pessoas, compartilhar conteúdo, participar de comunidades e redes de amigos, e explorar interesses em comum. Exemplos populares incluem Facebook, Instagram, X, TikTok, entre outros.

Perigos para crianças

Embora as redes sociais ofereçam oportunidades únicas para expressão pessoal e conexão social, também apresentam uma série de perigos, especialmente para crianças e adolescentes em desenvolvimento, que ainda estão conhecendo o ambiente virtual. 

Segundo Andreia Moura, psicóloga infantil, “crianças e adolescentes, por imaturidade cognitiva, possuem tendência à impulsividade e dificuldade na análise crítica de situações potencialmente perigosas. Com isso, é fundamental a supervisão parental com relação ao uso das redes e da internet de maneira geral. Para além da supervisão, os pais precisam ser exemplos do bom uso da tecnologia”.

Alguns dos principais riscos incluem:

Exposição a conteúdo inadequado: as crianças podem ser expostas a conteúdo inadequado, como violência, linguagem imprópria e bullying.

Cyberbullying: o anonimato e a facilidade de disseminação de informações nas redes sociais podem levar ao cyberbullying, causando danos emocionais significativos às crianças e aos adolescentes. Para saber mais sobre o tema, clique aqui.

Privacidade e segurança: as crianças muitas vezes não compreendem completamente os riscos associados ao compartilhamento de informações pessoais online, o que pode resultar em violações de privacidade e exposição a adultos que podem estar mal intencionados.

Vício em tecnologia: o uso excessivo de redes sociais pode levar ao vício em tecnologia. Fisicamente, pode causar fadiga ocular e distúrbios do sono. Mentalmente, pode diminuir a capacidade de concentração e contribuir para a ansiedade. Emocionalmente, o uso excessivo pode levar ao isolamento social e à diminuição da autoestima.

Como proteger as crianças e os adolescentes

Proteger as crianças e os adolescentes dos perigos das redes sociais requer uma abordagem ampla, envolvendo pais, responsáveis e as próprias plataformas. 

Segundo Moura, “levando em consideração todos os riscos envolvidos, as famílias devem retardar ao máximo o uso das redes sociais, proporcionando outras atividades que contribuem para os aspectos do desenvolvimento infantil. Mesmo quando houver a liberação, a mesma deve ser gradual e sob supervisão”.

Confira algumas ações importantes para garantir a segurança das crianças em ambientes digitais:

Comunicação aberta: estabeleça uma comunicação aberta com as crianças, incentivando o diálogo sobre o uso responsável da internet e das redes sociais.

Monitoramento: monitore a atividade online das crianças e estabeleça regras claras sobre o tempo de tela e o compartilhamento de informações pessoais.

Educação digital: ensine as crianças sobre segurança online, incluindo a importância de proteger informações pessoais, reconhecer sinais de cyberbullying (mudanças de comportamento, queda no desempenho escolar, mudanças de humor, entre outros) e evitar interações perigosas.

Configurações de privacidade: ajude as crianças a configurar corretamente as configurações de privacidade em suas contas de redes sociais para limitar o acesso de estranhos e controlar quem pode ver suas postagens.

Mas quais são os benefícios das redes sociais para crianças e adolescentes?

Utilizadas com moderação e supervisão, essas plataformas proporcionam um espaço para expressão criativa, construção de amizades, desenvolvimento de habilidades sociais e acesso a informações e oportunidades educacionais. Além disso, podem oferecer suporte e promover um senso de comunidade para jovens que podem se sentir isolados em suas vidas offline.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais