Notícias

Relatório Anual 2022: saiba tudo o que a Fundação Abrinq realizou no último ano

03/04/2023
Relatório Anual 2022: saiba tudo o que a Fundação Abrinq realizou no último ano

A Fundação Abrinq lança hoje (3) o Relatório Anual de Atividades, no qual divulga publicamente e com detalhes todos os seus feitos em prol da infância e adolescência no Brasil durante o ano de 2022. Para isso, criou um site com informações relevantes sobre a atuação da instituição, onde os interessados podem ter acesso ao documento na íntegra.

Clique aqui para baixar o Relatório Anual 2022 e saber mais sobre os resultados da Fundação Abrinq!

No total, a organização foi responsável por beneficiar 130.295 crianças e adolescentes em todo o País por meio de 15 iniciativas diferentes voltadas aos eixos de Saúde, Educação e Proteção no ano passado. A Fundação Abrinq também realizou ações de incidência política junto ao Congresso Nacional, mobilização da sociedade para a causa e apoio a famílias afetadas por situações de emergência, como desastres.

A seguir, leia algumas histórias de sucesso que a organização proporcionou no ano passado em várias de suas frentes de atuação. Cada uma delas pode ser conferida com mais detalhes na publicação.

Promovendo a Educação

A Creche Novo Amanhecer, situada em Fortaleza – CE, contava com 96 crianças matriculadas quando um problema no telhado fez com que as suas atividades corressem o risco de interrupção. Para a prefeitura da cidade, a creche não poderia continuar ofertando atendimento caso a falha persistisse.

A unidade de educação infantil realizou a inscrição no edital de reforma de espaços oferecido pela Fundação Abrinq, por meio do Programa Creche para Todas as Crianças, e foi uma das dez instituições escolhidas. Com as obras, o telhado foi consertado e as 96 crianças puderam ter seus atendimentos assegurados.

Garantindo o acesso à Saúde

João* vivia em situação de vulnerabilidade social e era atendido pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto – Centro Educacional Comunitário São Francisco, uma organização conveniada ao Programa Adotei um Sorriso, da Fundação Abrinq. Quando tinha 13 anos, ele passou a sentir muita dor de dente, o que começou a atrapalhar a sua rotina devido ao desconforto causado e a problemas com a alimentação.

Por meio da rede de dentistas voluntários do programa, João passou pelos cuidados de três profissionais diferentes, que identificaram e trataram o seu problema ao realizarem o procedimento de canal no dente cariado. Após os atendimentos, o menino pôde voltar a sorrir normalmente e sua rotina voltou a funcionar adequadamente.

Assegurando o direito à Proteção

A partir do Projeto Coletivos, a Fundação Abrinq tem proporcionado assessoramento técnico e financeiro para coletivos que atendem crianças e adolescentes em regiões periféricas da capital paulista. O Espaço Cultural Becos e Vielas é um destes e pôde colocar em prática alguns desejos antigos que não eram realizados devido à falta de recursos.

Com o apoio financeiro recebido, o coletivo conseguiu equipar a sua sede com projetor, holofotes e cortinas de teatro, melhorando a sua infraestrutura para comportar apresentações de dança e sessões de cinema. Agora, 50 crianças e adolescentes atendidos podem se beneficiar com mais atividades educativas e lúdicas quando não estão no período escolar.

Atuando junto ao poder público

A Medida Provisória (MP) nº 1.116, editada no dia 5 de maio de 2022, tinha o objetivo de instituir o Programa Emprega + Mulheres e Jovens, para que este público fosse inserido e mantido no mercado de trabalho. No entanto, algumas mudanças propostas por este dispositivo acabavam, ao contrário do esperado, dificultando o acesso dos adolescentes a vagas de jovem aprendiz.

Sabendo dos riscos, a Fundação Abrinq se mobilizou com outras instituições para explicar para as casas legislativas como a MP era prejudicial à causa da adolescência no Brasil. Dessa forma, o Congresso Nacional retirou os trechos negativos e transformou a medida na Lei nº 14.457/2022.

Proporcionando alívio em meio a emergências

Tendo em vista o aumento de situações de desastres que acontecem no país todos os anos, a Fundação Abrinq decidiu retomar a sua atuação em situações de emergência, por meio do Programa Emergência, para minimizar os impactos sofridos por crianças e adolescentes afetados por desastres naturais e antrópicos – ou seja, originados pela ação da natureza e pela ação do ser humano, respectivamente. Em 2022, a organização prestou auxílio para famílias atingidas por fortes chuvas na cidade de Glória do Goitá – PE, situação que deixou muitas pessoas ilhadas e sem acesso a outras localidades devido ao fato de as estradas na região serem de terra.

A ação contou com a doação de materiais escolares e cestas básicas para que as pessoas que ficaram em situação de extrema vulnerabilidade tivessem um tempo hábil para se reestruturarem. No total, 280 famílias com crianças e adolescentes nesta situação foram beneficiadas com os itens doados.

Há mais de três décadas atuando em prol da infância e adolescência

Os feitos do ano passado são a continuação de um trabalho que se iniciou em 1990, quando a Fundação Abrinq foi criada com a missão de promover os direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. “Desde então, já tivemos muitos resultados positivos e em 2022 não foi diferente. Todos os anos surgem novos desafios para que as crianças tenham direitos fundamentais, como o acesso à Educação ou aos serviços básicos de saúde, assegurados. Mas com muito trabalho, dedicação e amor pela causa, conseguimos superá-los”, conta Victor Graça, gerente executivo da organização.

Não deixe de acessar o site do Relatório Anual 2022 para saber mais. Clique aqui!

*Nome fictício.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais