
A Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos e apartidária que, desde 1990, atua pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil, acaba de lançar o seu Relatório Anual de Atividades 2024. O documento lista e explica todas as ações tomadas pela organização no ano passado, que, no total, beneficiaram 169.207 crianças e adolescentes.
Além das mais de 169 mil vidas transformadas, foram 15 programas e projetos desenvolvidos pela Fundação Abrinq, 324 propostas legislativas do Congresso Nacional – relacionadas à infância e adolescência - e 3.082 profissionais, como enfermeiros e professores – formados com cursos oferecidos pela organização.
Um ano recheado de boas ações
Em 2024, a Fundação Abrinq se empenhou em promover Proteção, Saúde e Educação para as crianças e os adolescentes, no Brasil, que mais precisavam. Para isso, desenvolveu iniciativas que ampliaram o acesso à creche, incentivaram a leitura, promoveram a alfabetização, apoiaram coletivos periféricos e outras organizações da sociedade civil, mobilizaram o Poder Executivo e o setor empresarial, garantiram a saúde bucal, entre outras.
Confira abaixo a lista completa com os programas e projetos desenvolvidos pela Fundação Abrinq em 2024:
Proteção
- Projeto Coletivos;
- Programa Emergência;
- Programa Empresa Amiga da Criança;
- Programa Nossas Crianças;
- Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança;
- Programa Presidente Amigo da Criança.
Saúde
- Programa 1000 Dias;
- Programa Adotei um Sorriso;
- Projeto Vacinação.
Educação
- Projeto A Árvore;
- Projeto Alfabetiza;
- Projeto Brincar;
- Projeto Construindo Futuros;
- Programa Creche para Todas as Crianças;
- Projeto Mudando a História.
Outras ações importantes realizadas em 2024 pela Fundação Abrinq para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil foram as campanhas de mobilização e conscientização, direcionadas à sociedade em geral. Durante o ano, a organização alertou sobre os perigos do trabalho infantil, mostrou a realidade da violência sexual contra crianças e adolescentes, incentivou o aleitamento materno e explicou a importância do brincar.
A importância das doações
Todas as ações feitas pela Fundação Abrinq em 2024 só foram possíveis pela doação voluntária de milhares de pessoas e empresas engajadas com a causa da infância e adolescência. A organização não recebe recursos do governo e, anualmente, investe mais de 90% do montante arrecadado com mobilização e sua atividade-fim.
A Fundação Abrinq agradece a todos os doadores que fizeram parte desta jornada que se iniciou em 1990 e já transformou a vida de mais de 9 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Que 2025 seja ainda melhor.
