Notícias

São José Agroindustrial, empresa amiga da criança, promove ações em parceria com escola em Pernambuco

28/11/2022
São José Agroindustrial, empresa amiga da criança, promove ações em parceria com escola em Pernambuco

A atuação do setor privado com ações em prol da infância e da adolescência é fundamental para mudar vidas em todo o Brasil. Por meio de atividades em conjunto com outros setores da sociedade, como as organizações da sociedade civil, governos municipais e escolas, as empresas conseguem beneficiar diversas crianças e adolescentes.

Uma empresa que quer se manter competitiva no mercado, a longo prazo, tem de pensar na sustentabilidade de seus negócios de forma continuada, próspera e benéfica para a sociedade como um todo, para muito além de seus clientes. E é por isso que muitas delas entenderam a necessidade de serem socialmente responsáveis, mudando a maneira como impacta e se relaciona com todos ao seu redor.

A Fundação Abrinq, por meio do Programa Empresa Amiga da Criança, mobiliza o setor privado com o objetivo de engajar e reconhecer empresas que promovam esforços relacionados à prevenção e o combate à exploração de mão de obra infantil, assim como o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência. Para isso, a organização oferece assessoramento técnico para as empresas que integram a iniciativa, visando o desenvolvimento de ações sociais.

Uma das instituições reconhecidas pelo programa é a São José Agroindustrial, Empresa Amiga da Criança desde 1999, que tem foco no mercado de alimentos e bebidas com a produção de açúcar, etanol e energia elétrica. 

Por compreender as necessidades de seus clientes, colaboradores, da comunidade ao entorno e da sociedade em geral, a empresa investe em ações de responsabilidade social corporativa. Uma delas, inclusive, foi realizada no Dia das Crianças, em outubro, com alunos da Escola Maria Carneiro, localizada na comunidade de Canaã, no município de Araçoiaba - PE. Foi uma ação pontual, que contou com playground, pula-pula, diversos tipos de comida, palestras educativas e a entrega de brinquedos para 142 crianças e adolescentes.

De acordo com Alexandre Junior, analista de comunicação da empresa, “A São José Agroindustrial promove uma gestão focada num desenvolvimento responsável. Os cuidados com as questões sociais e com o meio ambiente são mais do que compromissos legais: são instrumentos de manutenção e de preservação da nossa sobrevivência. Diversas ações e programas são oferecidos com o intuito de garantir uma melhor qualidade de vida, seja para o nosso colaborador ou para a população da região. Por meio do grupo de voluntários, formado por nossos colaboradores, desenvolvemos campanhas e ações nas comunidades próximas à São José”.

A Fundação Abrinq, em parceria com a empresa, participou como palestrante de uma palestra online promovida pela empresa durante a ação de dia das crianças. Intitulada Violência contra a criança e o adolescente, foi direcionada aos alunos. O tema foi motivado por episódios de bullying que aconteciam na escola. 

No total, 20 colaboradores da São José Agroindustrial atuaram diretamente na ação, beneficiando 142 crianças e adolescentes, de 3 a 14 anos, de 13 turmas diferentes.

“Além da ação do Dia das Crianças, apoiamos no transporte de estudantes de uma escola no munícipio de Araçoiaba e promovemos palestras com a Saúde, Segurança e Meio-Ambiente também nas escolas. Em dezembro, realizaremos o Natal na Comunidade na mesma escola, onde as crianças escreverão cartinhas que serão adotadas pelos colaboradores da São José”, afirma Alexandre Junior.

Seja uma Empresa Amiga da Criança

Faça o cadastro da sua empresa hoje mesmo! Clique aqui ou, se preferir, entre em contato pelo e-mail empresa@fadc.org.br.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais