
Ao cruzar o país de Norte a Sul, a equipe da Fundação Abrinq encontra histórias que emocionam e pessoas comprometidas com o futuro de crianças e de adolescentes. Em cada visita técnica realizada às organizações do Programa Nossas Crianças no ciclo 2024-2025, é possível ver de perto como o trabalho em rede fortalece territórios e acende novas possibilidades para quem mais precisa. E isso só é possível graças ao apoio de doadores que acreditam no trabalho da organização e da Fundação Rainer Blickle, parceira financiadora do Programa Nossas Crianças.
As visitas têm um papel fundamental na estratégia de acompanhamento técnico do programa. Para além do repasse de recursos financeiros, a Fundação Abrinq oferece apoio técnico continuado, visando contribuir com a melhoria dos serviços prestados, ampliar o alcance das ações e qualificar a gestão das organizações. Em cada localidade, a equipe técnica conhece de perto a realidade dos territórios, conversa com profissionais e participantes e colhe subsídios importantes para o aprimoramento do programa.
Ao todo, 27 organizações da sociedade civil de todas as regiões do país receberam as visitas da equipe da Fundação Abrinq. A seguir, conheça os projetos desenvolvidos por cada uma delas:
Eixo de atuação: enfrentamento e prevenção à violência doméstica e sexual
Associação Sul Brasileira de Educação e Assistência Social (Vitória da Conquista – BA)
Desenvolve o projeto "Depende de Nós", com ações voltadas à prevenção da violência doméstica e sexual, por meio de rodas de conversa, oficinas de teatro e dança, além de encontros de sensibilização com as famílias para refletir sobre os impactos das violências.

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (Fazenda Rio Grande - PR)
Com o projeto "Vila Esportiva", atua na prevenção à violência doméstica e sexual oferecendo oficinas esportivas como rugby, muay thai e futebol, além de ações educativas sobre direitos das crianças e fortalecimento de vínculos familiares.

Associação de Assistência à Infância e Juventude de Altinho (Altinho - PE)
Realiza o projeto "Infância Protegida: prevenindo e combatendo a violência", com foco no enfrentamento à violência doméstica e sexual, oferecendo oficinas de reforço escolar, atividades esportivas, atendimentos psicossociais e articulação com a rede de proteção local.

Ação Social Esperança e Vida (Pesqueira - PE)
Com o projeto "Viver Sem Violência", promove oficinas, rodas de conversa com famílias e articulação com a rede de proteção para fortalecer o atendimento às crianças vítimas de violência.

Instituto Socioeducativo Fabiano de Cristo (Colina do Tocantins - TO)
Desenvolve o "Projeto de Vida", que busca reativar a Rede de Apoio à Criança e ao Adolescente no município, com oficinas psicopedagógicas, esportivas e culturais, além de campanhas de prevenção à violência.

Movimento República de Emaús (Belém - PA)
Com o projeto "Queremos Viver", tem o objetivo de qualificar o atendimento de casos de violência, promover diagnóstico, atendimento psicossocial e campanhas educativas por meio de peças teatrais e rodas de conversa.

Eixo de atuação: enfrentamento e prevenção ao trabalho infantil
Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Serra - ES)
Executa o projeto "Trabalho Infantil – Falar Sobre, Importa!", promovendo ações preventivas e educativas contra o trabalho infantil, com intervenções artísticas, oficinas e articulação com o poder público.

Associação Camará Capoeira (Ponta Porã - MS)
Com o projeto "Crianças da Fronteira", utiliza oficinas de capoeira, artesanato e rodas de conversa como ferramentas para combater o trabalho infantil e promover cidadania em uma região de vulnerabilidade social.

Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (Fortaleza - CE)
Executa o projeto "Dignidade e Justiça para a Infância", promovendo a formação profissional e inserção de adolescentes no mercado de trabalho como aprendizes, com suporte psicossocial e fortalecimento de vínculos familiares.

Eixo de atuação: promoção à saúde mental
ESSOR Brasil (Patos - PB)
Desenvolve o projeto "Estimulação do Desenvolvimento Infantil", com atendimento psicossocial e terapêutico para crianças com atrasos no desenvolvimento, além de capacitação de famílias e articulação com a rede local.

Instituto Crescer no Esporte (Rio Claro - SP)
Com o projeto "Desenvolvendo a Autoconsciência", utiliza o esporte como ferramenta de desenvolvimento emocional e social, com apoio psicossocial e envolvimento das famílias.

Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (Chapecó - SC)
Realiza atendimento por meio de serviços pedagógicos baseado nos pressupostos educacionais, éticos, políticos e epistemológicos da Educação Especial Inclusiva. Com isso, tem foco em contribuir com o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor dos atendidos.

"A visita técnica realizada em junho de 2025 representou um momento de grande importância para nossa instituição. As trocas estabelecidas foram extremamente significativas, marcadas pelo acolhimento, pela escuta atenta e pelo olhar sensível que Isabella demonstrou em cada espaço visitado e em cada conversa estabelecida com nossa equipe.
Ficou evidente todo o carinho, a seriedade e o compromisso da Fundação Abrinq com a causa que defende. A atenção e a disponibilidade demonstradas durante a visita reforçam o quanto esta parceria é sólida e essencial para a excelência dos trabalhos que desenvolvemos no CAPP. O acompanhamento das ações realizadas nos diversos setores, feito de forma respeitosa e colaborativa, nos inspira a seguir aprimorando nossos atendimentos.
É fundamental destacar o quanto o apoio da Fundação Abrinq vai além dos recursos materiais. Temos fácil acesso à equipe técnica para esclarecimento de dúvidas, orientações estratégicas e assessoria nas mais diversas áreas, o que fortalece significativamente nossas ações.
Essa parceria tem feito uma enorme diferença na vida das crianças e dos adolescentes atendidos por nossa instituição. Ela reafirma nosso compromisso com uma atuação ética, responsável e, acima de tudo, transformadora.
Nosso sincero agradecimento à Fundação Abrinq e a toda sua equipe", relata Edimar Fernandes, responsável pelo setor de projetos da organização.
Eixo de atuação: garantia do direito ao brincar
Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá (Várzea Grande - MT)
Executa o projeto "Brincadeira é Jogo Sério", que promove oficinas lúdicas, esportes e atividades culturais com foco na valorização do brincar e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Associação Casa dos Sonhos (Santa Rita - PB)
Com o projeto "Um Mergulho no Brincar", oferece mediações de leitura, sucatoteca, jogos cooperativos e terapias integrativas para estimular o desenvolvimento infantil e o protagonismo.

Sociedade Comunitária de Habitação Popular 24 de Março (Fortaleza - CE)
A organização atua com crianças de 1 a 3 anos e 11 meses por meio do projeto “Jogos, Brincadeira e a Psicomotricidade na Educação Infantil”. A proposta tem como foco o desenvolvimento psicomotor na primeira infância, promovendo atividades que fortalecem habilidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais das crianças atendidas.

"O trabalho aqui é focado com as crianças da comunidade. São crianças muito vulneráveis, com casos bem sérios. Estamos trabalhando e tentando beneficiar toda a nossa comunidade. Estamos com essa parceria com a Fundação Abrinq, que nos trouxe grandes benefícios em todo esse processo", relata Francisca, gestora da organização.
Casa da Criança Jesus de Nazaré (Indaiatuba - SP)
O projeto “Brincar é Coisa Séria” oferece atividades e oficinas que potencializam a estimulação lúdica e a importância da coletividade entre as crianças.

Associação de Educação Complementar Puro Amor (Blumenau - SC)
Oferece atendimento psicológico, oficinas culturais e atividades pedagógicas com foco no brincar e no desenvolvimento integral das crianças.

Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo (Camaçari - BA)
Desenvolve o projeto "Olha para Mim", voltado ao brincar significativo para crianças de 0 a 6 anos, com foco no desenvolvimento físico, afetivo e social.

Eixo de atuação: educação complementar
Associação Criança Feliz (Caxias do Sul - RS)
Por meio do projeto “Projetando o Futuro”, atua com atividades que promovem maior estimulo aos estudos, ao raciocínio lógico e interpretação de textos, melhora na concentração, no desenvolvimento cognitivo e estimulo ao pensamento crítico.

Associação Batista de Ação Social (Curitiba - PR)
Com o “Projeto Agir”, contribui com a redução de riscos no atendimento a crianças e adolescentes, por meio de oficinas socioeducativas que possibilitam o desenvolvimento das capacidades de ler, escrever e o raciocínio lógico, promovendo a convivência social e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Associação Comunitária do Guarani (Campos Sales - CE)
Por meio do projeto “Recompondo Aprendizagens com Arte, Educação e Cultura”, a associação visa qualificar o processo de diagnóstico das defasagens escolares e promover a recomposição das aprendizagens por meio de oficinas educativas, culturais e acompanhamento psicopedagógico individualizado.

“Em 2023 conseguimos ser contemplados pelo Programa Nossas Crianças e estamos com essa parceria com a Fundação Abrinq que tem sido um verdadeiro divisor de águas para a vida das nossas crianças e da própria instituição. Quando chegou esse recurso financeiro, a gente pôde proporcionar uma alimentação melhor para as crianças, a aquisição de materiais pedagógicos, de jogos e brinquedos educativos, foi um leque de oportunidades, nós conseguimos proporcionar um crescimento integral para as crianças e os adolescentes que estão dentro da instituição, sendo beneficiados com as ações desenvolvidas com esse apoio. A parceria impactou diretamente essas crianças, porque elas começaram a ter mais oportunidades”, explica Cícera Alencar, gestora da Associação Comunitária do Guarani.
Instituto Restaurar (Manaus - AM)
Desenvolve o “Projeto Social Laços de Amor”, que possibilitou a ampliação do atendimento para a faixa etária dos 7 aos 12 anos, priorizando o enfrentamento à defasagem e à evasão escolar.

“Recebemos com muita alegria a visita da Fundação Abrinq aqui no Instituto Restaurar. A equipe pôde acompanhar de perto as atividades das crianças, tanto no Núcleo da Cidade Nova quanto na sede do Tarumã. Viram de pertinho as aulas de dança, judô, futebol e complemento escolar.
Também mostramos como funciona o instituto no dia a dia, com o empenho de cada colaborador que faz tudo acontecer, acolhendo as crianças e suas famílias. Finalizamos com visitas a algumas famílias, onde puderam ouvir relatos sinceros sobre o impacto do nosso trabalho na vida delas.
A visita foi muito positiva e reforça o quanto é importante essa troca com quem acredita no nosso propósito.
Agradecemos imensamente pela visita e pela atenção da equipe da Fundação Abrinq com o nosso trabalho”, conta Jaime Guimarães, presidente da organização.
Fundação Acolher (Ilha do Mosqueiro - PA)

Com o “Projeto ISCA”, estimula o desenvolvimento dos atendidos por meio de atividades socioeducativas com oficinas esportivas. Também promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários com a oferta de reuniões mensais e fortalece o território com a realização de eventos.
Instituto Politriz (Uberlândia - MG)
Executa o “Projeto Reescrevendo Histórias”, que tem o objetivo de despertar o interesse por música, dança e arte por meio de aulas práticas e interativas.

“A parceria com a Fundação Abrinq foi de suma importância para nós, do Instituto Politriz. Não apenas pelo apoio financeiro, mas também pelo suporte técnico dos profissionais que estiveram presentes nas visitas técnicas e nos ajudaram muito a redirecionar alguns setores, promover mudanças estruturais e, principalmente, contratar profissionais qualificados e oferecer uma boa alimentação às crianças.
É uma pena que essa parceria já esteja chegando ao fim, mas só temos a agradecer. Aprendemos muito ao longo desse processo”, afirma Dorisnei Costa, coordenadora geral do instituto.
Samaritano São Francisco de Assis (Arujá – SP)
O projeto “Aprender com Educação Ambiental” tem o objetivo de contribuir para que os atendidos sejam socialmente conscientes e desenvolvam uma relação sustentável com o meio ambiente.

“Nós, da OSC Samaritano São Francisco de Assis, realizamos o projeto Aprender com Educação Ambiental por meio do convênio com o Programa Nossas Crianças há um ano, caminhando agora para o último semestre de parceria. Trata-se de uma proposta desafiadora, mas que enriqueceu profundamente nossa equipe e nosso território. Apesar de ser uma temática relativamente nova para nós, descobrimos que ainda havia muito a construir, e o direcionamento recebido foi o que nos impulsionou. O Programa Nossas Crianças realiza um trabalho completo! Além da articulação para o repasse financeiro, que possibilita o pagamento pelos serviços prestados, a compra de materiais e alimentação, contamos com o apoio técnico da Isabella, que muito nos fortaleceu ao longo do processo.
A visita técnica realizada neste semestre teve justamente o objetivo de verificar de perto tudo o que conseguimos construir durante o ano: o vínculo com os alunos, as atividades desenvolvidas e também oferecer orientações para possíveis melhorias neste último período. Contribuições como a elaboração de um fluxograma e a definição de métodos de avaliação para a equipe e os alunos foram extremamente valiosas.
Por fim, a Fundação Abrinq representa para nós uma ferramenta de potencialização, escuta e inovação. Agradecemos por todo o apoio”, relata Luana Ribeiro, assistente social da organização.
Instituto Joinvillense de Educação e Assistência (Joinville - SC)
O projeto “Geração 2030” contribui para que os atendidos da organização melhorem o seu desempenho escolar por meio de aperfeiçoamento dos processos de aprendizagem.

Associação Projeto Crescer (Lauro de Freitas - BA)
Com o projeto “Crescendo Juntos: A educação além dos limites”, a associação tem o objetivo de aumentar o desempenho pedagógico das crianças e dos adolescentes atendidos, assim como, melhorar as capacidades sociais potencializado o desenvolvimento integral dos alunos.
