Notícias

Fundação Abrinq participa de sessões solenes para enfrentamento à violência sexual infantil

30/05/2023
Fundação Abrinq participa de sessões solenes para enfrentamento à violência sexual infantil

O dia 18 de maio marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Por isso, além de lançar a campanha #PODESERABUSO, a Fundação Abrinq também participou de dois eventos realizados em Brasília, em alusão à data e ao tema, representando, também o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), no qual a organização é uma das representantes da sociedade civil e membro titular.

Pela manhã, foi realizada a Cerimônia alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Palácio do Planalto, onde o governo federal, representado pelo Presidente em exercício, Geraldo Alckmin, divulgou um pacote de ações para fortalecer o enfrentamento a este problema social. Dentre as iniciativas apresentadas estão, por exemplo, a intensificação da atuação nos pontos de maior vulnerabilidade à exploração sexual nas rodovias federais, o lançamento do Boletim Epidemiológico de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, a implementação dos Comitês Estaduais e Municipais para Cuidado e Proteção das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, entre outros.

Segundo o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio de Almeida, “nós temos que pensar que essa data precisa ser lembrada todos os dias. Que ela foi instituída por causa do caso Araceli. E decorridas cinco décadas deste crime, o governo federal faz a todos um chamado para, juntos, reverter esse quadro desolador relacionado aos dados sobre a violência sexual e infantil”.

Solenidade

No período da tarde, aconteceu a Sessão alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desta vez, realizada na Câmara dos Deputados, onde houve um ato simbólico com entidades ligadas ao tema, estudantes e parlamentares, que lançaram balões em referência à data. Durante a sessão, foi assinado um protocolo de intenções entre os Ministérios da Justiça, dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Câmara dos Deputados para a implementação de ações conjuntas que auxiliarão na formulação de políticas públicas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“A gente não pode aceitar mais nenhum discurso de ódio ou que banalize a violência. A gente quer que tudo seja tratado com a gravidade devida. Não podemos fechar os olhos um só momento para uma criança que esteja sofrendo neste país”, afirma a deputada Maria do Rosário.

A participação nestes eventos reforça o compromisso da Fundação Abrinq com o enfrentamento ao tema. Não deixe de acessar a campanha #PODESERABUSO e saiba mais detalhes sobre como identificar e combater casos de violência sexual infantil.