Notícias

Municípios participantes do Programa Prefeito Amigo da Criança aderem à Semana Mundial de Aleitamento Materno

08/08/2018
Municípios participantes do Programa Prefeito Amigo da Criança aderem à Semana Mundial de Aleitamento Materno

Uma das iniciativas do Programa Prefeito Amigo da Criança é incentivar os municípios a desenvolverem campanhas e semanas temáticas como a semana do brincar, do bebê, da integração com a família, entre outras.

Por isso, em apoio à Semana Mundial de Aleitamento Materno, os municípios de Atibaia (SP), Londrina (PR) e São Miguel do Tapuio (PI) realizaram ações, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde e Educação, a fim de conscientizar as famílias, gestantes e puérperas* sobre a importância da amamentação, tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê.

Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de idade e complementar até dois anos ou mais, além de ser um importante momento de contato entre a mãe e o bebê.

A Prefeitura da Estância de Atibaia realiza neste ano a I Semana do Bebê. A programação contará com 25 eventos, abertos ao público e gratuitos, de 13 a 28 de agosto, em diversos locais, para tratar sobre a saúde, educação e qualidade de vida dos bebês.

Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde elencou as ações que serão desenvolvidas durante o Agosto Dourado, mês do Aleitamento Materno. Entre as atividades, estão o trabalho em campo com as gestantes e mães que fazem os exames de rotina nas Unidades Básicas de Saúde; o lançamento da Cartilha Serviço de Apoio ao Aleitamento, da Maternidade Municipal de Londrina; a exibição de vídeos que mostram o passo a passo do atendimento realizado na rede municipal de saúde e temas correlatos à semana mundial, como a história e os trabalhos do Banco de Leite do HU; o incentivo à produção de vídeos caseiros feitos pelas mulheres que estão amamentando sobre suas experiências, dificuldades e opiniões; a campanha de arrecadação de potes de vidro para coleta do Banco de Leite Humano de Londrina e uma exposição de fotos sobre o tema.

Para o secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado, é primordial que o município desenvolva ações referentes à amamentação. “Precisa-se de um contexto familiar favorável para que a mãe possa desenvolver essa atitude de amamentar, que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças, por isso investimos pesado na Semana Mundial de Aleitamento”, afirma. A Secretaria de Saúde de Londrina também pretende estimular os homens a participarem mais das etapas que antecedem o parto, a sua realização e após o nascimento dos bebês. Para isso, os profissionais estão abordando os companheiros das gestantes e mostrando a eles a importância da presença durante o processo natural.

Já o município de São Miguel do Tapuio realizou, no dia 7 de agosto, a abertura oficial da campanha Agosto Dourado, com o tema “Mais que um ato de amor, amamentar salva vidas”. A abertura contou com a apresentação do grupo de coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com atividades dinâmicas e debates sobre a importância da amamentação e os mitos e verdades existentes.

Para o prefeito do município, Lincoln Matos, “amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, é preciso que a criança seja amamentada na hora que quiser e quantas vezes quiser”.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno tem como objetivo a promoção de atividades que auxiliem no alcance do objetivo 17, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS. As ações são realizadas sempre na primeira semana de agosto em todo o mundo.

*Puérpera: Aquela que acabou de dar à luz; mulher que teve o(a) filho(a) há pouco tempo.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais