Semana Mundial de Aleitamento Materno

Escrito em 22/08/2022
Agosto Dourado: Fundação Abrinq promove aleitamento materno em conjunto com municípios

Desde 1992, a Semana Mundial de Aleitamento Materno tem promovido a amamentação nos primeiros sete dias de agosto em 120 países diferentes, trabalhando temas específicos e lançando materiais de apoio. No Brasil, o Ministério da Saúde reconhece o mês de agosto como Agosto Dourado e estabeleceu o lema deste ano como “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”.

Escrito em 28/06/2022
Fundação Abrinq participa de oficina de incentivo ao aleitamento materno em Francisco Morato

No dia 21 de junho, o município de Francisco Morato - SP, integrante da Rede Estratégia ODS, sediou uma oficina de incentivo ao aleitamento materno, desenvolvida em parceria com a Fundação Abrinq, por meio do Programa Mortalidade Zero. O evento foi em alusão a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre desde 1992, em 120 países, incluindo o Brasil. A iniciativa é celebrada de 1 a 7 de agosto e o tema deste ano é Passe a amamentação: eduque e apoie.

Escrito em 07/08/2020
E-book conscientiza para a importância do aleitamento materno em tempos de pandemia 

A Fundação Abrinq, na Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), celebrada entre os dias 1° e 7 de agosto, reforça a importância do aleitamento materno exclusivo, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Semana Mundial de Aleitamento Materno é fundamental para a promoção da prática, que é definida como uma das etapas mais importantes para o bebê e para a mãe, já que fortalece o vínculo afetivo e é extremamente vantajosa para a saúde de ambos. 

Escrito em 04/08/2020
Entenda quais são os impactos da COVID-19 no aleitamento materno

O aleitamento materno em geral causa muitas dúvidas e até anseios para muitas mulheres. Em meio à uma pandemia é natural que essas dúvidas se intensifiquem, deixando muitas mães preocupadas e com receio de prosseguirem com a amamentação. 

Escrito em 07/08/2019
Dificuldades da maternidade: Vanessa só conseguiu amamentar sua filha dois dias após o parto

Como a maioria das gestantes, Vanessa contava os dias para ver sua filha nascer. Queria conhecê-la, ver seus traços, poder amamentá-la. Entretanto, não sabia que para conseguir coisas básicas de toda maternidade, precisaria passar por momentos tão difíceis.

Escrito em 02/08/2019
Aleitamento Materno, Amamentação, E-book sobre aleitamento, Semana Mundial de Aleitamento Materno

Sabendo dos desafios presentes no aleitamento materno, a Fundação Abrinq lançou um e-book com dicas e orientações sobre o tema para todos que desejam saber mais sobre o assunto. 

O material tem o objetivo de sensibilizar, informar e orientar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. Para isso, aborda as diferentes fases da amamentação, desde o aleitamento exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê, até o complementar durante dois anos ou mais. 

Escrito em 01/08/2019
Aleitamento materno, amamentação, campanha sobre amamentação, Semana Mundial de Aleitamento Materno

A amamentação é uma das etapas mais importantes para o bebê e para a mãe, visto o número de benefícios que gera para ambos, em especial o fortalecimento do vínculo afetivo. Mas além de gerar diversas vantagens para a dupla e para a família, o aleitamento materno também é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos, decorrente de causas evitáveis, visto que ele ajuda a prevenir casos de diarreia, infecções respiratórias, doenças como diabetes, colesterol alto e até obesidade. 

Escrito em 08/08/2018
Municípios participantes do Programa Prefeito Amigo da Criança aderem à Semana Mundial de Aleitamento Materno

Uma das iniciativas do Programa Prefeito Amigo da Criança é incentivar os municípios a desenvolverem campanhas e semanas temáticas como a semana do brincar, do bebê, da integração com a família, entre outras.

Escrito em 03/08/2018
Amamentação: uma prática para a vida toda!

Que a amamentação faz bem, todos já sabem. Por isso, todos os anos, é realizada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto, com o objetivo de sensibilizar e orientar a sociedade sobre a importância dessa prática.

Para explicar mais sobre o aleitamento materno, a Winne Correia Fontes, coordenadora de segurança alimentar de São Cristóvão (SE), esclarece algumas dúvidas frequentes.

Por que o aleitamento materno exclusivo até os seis meses é essencial para o desenvolvimento do bebê?

Escrito em 15/09/2017
Bebês mais saudáveis: Fundação Abrinq movimenta interior de São Paulo com mais de 30 ações informativas sobre amamentação

Durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), a Fundação Abrinq realizou mais de 30 iniciativas sobre o tema nos municípios de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Salesópolis (SP).

Gestantes, mães que amamentam e profissionais da saúde e educação foram convidados a entender mais sobre a amamentação materna. O leite materno é o melhor alimento que o bebê pode receber nos primeiros meses de vida, pois contém todos os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento, além de contribuir com a imunidade evitando doenças e infecções.