Notícias

A infância pede socorro todos os dias

18/09/2020
A infância pede socorro todos os dias

Diariamente as crianças e os adolescentes enfrentam inúmeras dificuldades para ter acesso a direitos considerados fundamentais como educação de qualidade, saúde e proteção contra todas as formas de violência. 

Mais de 18 milhões de meninas e meninos vivem na pobreza. O que representa quase metade das crianças brasileiras. Mais de 160 mil estão desnutridas e, todos os dias, 114 crianças morrem por causas que poderiam ser evitadas como a falta de acesso à saúde. 

O trabalho infantil e a violência sexual são outros indicadores que continuam alarmantes: cerca de 2,3 milhões de crianças e adolescentes continuam expostos ao trabalho precoce, colocando em risco seu desenvolvimento e sua segurança, enquanto a média diária das denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes chega a 21. Sem considerar os casos que permanecem em silêncio, ou seja, não são notificados. 

Os dados mostram que ainda há um longo caminho para que o cenário da infância e adolescência mude no Brasil. 

Todos os dias, a Fundação Abrinq mobiliza a sociedade sobre este cenário e atua para combatê-lo. Neste ano, a organização pôde contar com um apoio especial: os atores Fabio Di Martino e Silvia Menabó se sensibilizaram e participaram de forma voluntária da campanha realizada pela instituição, com o objetivo de ressaltar o problema para a população. 

“Ter o apoio de profissionais como eles, que podem levar o assunto para um número maior de pessoas, é essencial para que consigamos mostrar para a sociedade que o problema existe e que as crianças e os adolescentes precisam da nossa ajuda”, explica Victor Graça, gerente executivo da Fundação Abrinq. 

Confira as gravações de ambos:

Fabio Di Martino

Silvia Menabó 

“Como mãe não pude evitar a emoção na qual a campanha se refere por se tratar de um assunto sério que merece toda a atenção! Crianças são o nosso futuro e é um dever mantê-las em segurança física, psicológica e emocional de abusos como estes. Um país só pode ser levado a sério quando medidas eficazes são realizadas para a segurança dessas crianças. Toda e qualquer criança tem o direito de uma infância sadia e segura. Juntos podemos combater atos de crueldade com as nossas crianças”, explica Silvia Menabó.

“A campanha é uma maneira de avisar que todos os dias centenas de crianças têm os seus direitos violados e nós podemos fazer a diferença na vida delas”, completa Victor. 

Você também pode mudar a vida de uma criança. Doe agora e mostre que você se importa: www.doeagora.org.br.

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais