Notícias

Crianças e adolescentes criam cartilha sobre violência sexual infantil

11/05/2023
Crianças e adolescentes criam cartilha sobre violência sexual infantil

O Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é marcado, todo os anos, no dia 18 de maio para conscientizar as pessoas sobre a violência sexual infantil. Com a proximidade da data neste ano, o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), uma organização manauara conveniada ao Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq, realizou um evento sobre o tema.

O Seminário Fazendo Acontecer aconteceu na última sexta-feira (5) na Escola Estadual Liberalina Weill, localizada no bairro Santo Antônio, em Manaus – AM, e contou com duas mesas de discussão no período da manhã. A primeira, retratou a Exploração Sexual: Pior Forma de Trabalho Infantil, ao passo que a segunda tinha como tema As Violências Intrafamiliares Praticadas Contra Crianças e Adolescentes. Já ao longo da tarde, foram realizadas oficinas sobre violência doméstica, a importância das emoções, gênero e sexualidade, planejamento familiar, cultura de paz e trabalho infantil. 

O evento marcou o lançamento da cartilha Contos da Meninada, uma publicação com relatos verídicos de crianças e adolescentes atendidos pelo IACAS dentro do projeto Fazendo Acontecer, que combate a violência doméstica e sexual. A cartilha conta com poemas, desenhos e mensagens produzidas pelas próprias crianças e adolescentes. 

Ao deixar a criação do conteúdo para as crianças e os adolescentes da organização, a publicação se apresenta como uma oportunidade para a compreensão do problema sob a perspectiva de quem o sofre. Em muitos casos, a vítima de abuso sexual infantil não fala sobre a sua violação por medo ou vergonha, sendo a cartilha um incentivo para que isso não ocorra.

"A cartilha traz o relato de crianças que, ao longo das nossas oficinas, entenderam o que é a violência e identificaram as que já sofreram em casa. Falar de abuso e exploração sexual hoje no Brasil é uma necessidade urgente, mas é preciso ser falado também de criança para criança, de adolescente para adolescente", complementa Amanda Ferreira, coordenadora geral do IACAS.

A organização ainda foi convidada para participar de um evento do governo em Brasília – DF no dia 18 de maio, para apresentar a cartilha. O material também será divulgado pela campanha Pode Ser Abuso, da Fundação Abrinq, deste ano, que você pode acompanhar pelo site www.podeserabuso.org.br.

Projeto Fazendo Acontecer

O Projeto Fazendo Acontecer, do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio, faz parte do Ciclo 2021-2023 do Programa Nossas Crianças, da Fundação Abrinq, no qual recebe, mensalmente, o assessoramento técnico e financeiro da instituição.

A iniciativa aborda o eixo de combate à violência doméstica e sexual e atende 120 adolescentes de 08 a 18 anos, ofertando oficinas pedagógicas sobre a temática da violência, assembleias e fóruns para debate e incentivo do protagonismo infanto-juvenil, além de atendimento e acompanhamento psicossocial dos atendidos e seus familiares.

Os repasses financeiros e o apoio técnico oferecido pela Fundação Abrinq têm o objetivo de qualificar o atendimento da organização para que combata com maior efetividade a violência sexual infantil em sua região, o que inclui a própria criação da cartilha Contos da Meninada.

Conheça outras organizações do Programa Nossas Crianças

Organização apoiada pela Fundação Abrinq transforma vidas de adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Organização na Paraíba realiza ações de captação de recursos após oficina da Fundação Abrinq

Casa de Zabelê: protagonismo ao adolescente por meio da qualificação profissional

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais