Notícias

Veja os números da violência sexual infantil no Brasil

15/04/2024
Veja os números da violência sexual infantil no Brasil

A violência sexual infantil é um problema preocupante: suas consequências para a vítima são profundas, com efeitos que atrapalham o pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e podem se estender durante toda uma vida. Apesar da gravidade da situação, os casos no Brasil infelizmente continuam com números que aumentam ano após ano.

Em março, a Fundação Abrinq lançou o Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2024, publicação atualizada anualmente com dados públicos que refletem a realidade das crianças e dos adolescentes no país, incluindo aqueles relacionados à violência sexual. Confira abaixo os principais indicadores divulgados sobre a temática e entenda mais sobre a atual situação brasileira.

O cenário da violência sexual infantil no Brasil

De acordo com os dados obtidos pela Fundação Abrinq, a violência sexual no país é um problema que afeta maioritariamente as crianças e os adolescentes. Em 2022, por exemplo, das 62.091 notificações recebidas, mais de 45 mil tinham como vítima pessoas com menos de 19 anos de idade. A proporção corresponde a 73,8% - isto é: em média, a cada quatro casos de violência sexual no Brasil, em três a vítima é criança ou adolescente.

Veja os números da violência sexual infantil no Brasil
Proporção de notificações de violência e exploração sexuais segundo grupo etário


O Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2024 também identificou que, entre as notificações de violência sexual ocorrida contra crianças e adolescentes, a maioria das vítimas são do sexo feminino. Em 2022, foi constatado que as meninas abusadas corresponderam a 87,7% dos casos de violação ocorridos no país.

Além disso, a publicação verificou dados interessantes sobre a localidade em que a violência ocorre: em 68,7% dos casos, ou seja, na maior parte, o abuso ocorreu no ambiente residencial. Outros locais relevantes são a escola e as vias públicas, que figuraram em 3,9% e 5,3% das notificações em 2022, respectivamente.

Como a Fundação Abrinq combate o problema

Para combater a violência sexual infantil no país, a Fundação Abrinq conta com o Programa Nossas Crianças, por meio do qual fortalece organizações da sociedade civil que realizam atendimento direto e gratuito a crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social, repassando recursos financeiros e oferecendo assessoramento técnico e administrativo.

Ao longo da história do programa, muitas organizações estiveram conveniadas a partir de projetos que visavam o combate e a prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. Para o ciclo 2024-2025, são oito as que abordam a temática:

  • Ação Social Esperança e Vida – Pesqueira - PE;
  • Associação de Assistência à Infância e a Juventude de Altinho - Altinho - PE;
  • Associação Sul Brasileira de Educação e Assistência Social - Vitória da Conquista - BA;
  • Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Fazenda Rio Grande - PR;
  • Instituto Educacional Duque de Caxias - Ponta Grossa - PR;
  • Instituto Socioeducativo Fabiano de Cristo - Colina do Tocantins - TO;
  • Movimento República de Emaús – Belém - PA;
  • Sistema de Apoio à Saúde São Rafael – Maringá - PR.

Além disso, a Fundação Abrinq possui a campanha Pode Ser Abuso, cujo objetivo é conscientizar a população sobre o problema da violência sexual infantil e incentivar o seu combate. A iniciativa é atualizada todos os anos na época do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Acesse aqui o site oficial da campanha, fique informado, baixe os materiais e, em casos de violação, denuncie!

Acompanhe a Fundação Abrinq nas redes sociais